Bancos de Investimento: Vale a pena usar? É seguro?

Entenda o que são, como funcionam e se é vantajoso usar os bancos de investimento

Você sabe o que são os chamados bancos de investimento? Ao contrário do que muita gente imagina, um banco de investimento não é uma corretora de valores. Muito menos um banco normal, que faz investimentos para o cliente. Ficou confuso? Calma, pois vamos te contar tudo sobre eles agora.

Pois é! Muita gente também não sabe o que são e nem para que servem os bancos de investimento. Só que entender como esse sistema bancário funciona é de extrema importância, principalmente se você está pensando em investir.

Vale lembrar que o mercado de investimentos já deixou de ser algo inacessível. Hoje em dia, todo mundo pode – e deve! – investir. E não precisa nem ter muito dinheiro para começar. Alguns investimentos podem ser feitos com valores bem baixos, como R$ 10, por exemplo.

Anúncios


Quer ficar por dentro do que são os bancos de investimento e saber se vale a pena investir com eles? Então, confira os próximos tópicos com atenção. Boa leitura!

Banco de Investimentos – O que são exatamente?

Um banco de investimentos nada mais é do que uma instituição financeira que não conta com o Governo Federal para existir e exercer suas atividades. Ou seja, é um banco privado.

Através dele, pessoas físicas e jurídicas podem fazer diversos investimentos, como aplicações. E você sabe que investir o seu dinheiro é muito importante, não é? Se ainda não sabe, a gente te conta o porquê!

Pense em daqui a 10 anos. Se você investir agora, estará fazendo o seu dinheiro trabalhar para você durante esse tempo. Mas, por outro lado, se você só gastar toda a sua grana, não terá um patrimônio para viver com conforto, no futuro.

Em outras palavras, investir traz estabilidade e segurança para as nossas vidas. E nada melhor do que viver a velhice na tranquilidade, concorda?

Anúncios


E como eles funcionam?

homem investindo com um banco de investimentos

Bancos de investimento não são como instituições financeiras comuns. Eles não recebem depósitos na conta e também não pegam dinheiro com bancos tradicionais.

Anúncios


Eles, simplesmente, utilizam o recurso dos seus clientes para fazer a grana render cada vez mais, sempre com muito respeito pelo interesse dos investidores. Além de investimentos, esse tipo de instituição também oferece empréstimos e administra o dinheiro alheio.

Em um banco assim, você vai encontrar investimentos de renda fixa e variável. Escolher entre uma dessas duas modalidades vai depender da sua necessidade, do seu objetivo com investimentos.

Se o seu objetivo a longo prazo é construir um patrimônio, investir com certeza vai te ajudar. E o seu papel como investidor é escolher os investimentos que vão te trazer mais rentabilidade, liquidez e segurança.

Anúncios


Bancos de investimento X Bancos tradicionais

A diferença é que a primeira instituição facilita o investimento. Já a segunda, prefere manter-se na área comercial. Enquanto um banco comercial realiza serviços bancários, o banco de investimentos oferece títulos de investimentos, serviços de corretagem, entre outros.

Além disso, o serviço do banco financeiro é padronizado e tradicional. Já nos bancos de investimento, cada cliente é tratado de maneira personalizada.

Outro detalhe interessante é que os bancos de investimento têm um número limitado de clientes. Normalmente, eles só aceitam grandes investidores e exigem um valor mínimo alto para os investimentos!

Bancos de Investimento X Corretoras de valores

Muita gente acha que os bancos de investimento são a mesma coisa de uma corretora de valores, mas não é bem assim. Apesar disso, eles têm uma característica em comum: ambos intermediam os investimentos dos clientes.

Enquanto as corretoras são especializadas em investimentos e planejamento financeiro, os bancos de investimento trabalham com investimentos, empréstimos, financiamentos e cartões de crédito.

Anúncios


O banco oferece aplicações emitidas por ele mesmo, diferente das corretoras de valores, que irão sempre ofertar diversos produtos financeiros para empresas, financeiras, gestoras e instituições.

Por outro lado, eles possuem menos opções para investir, e também menos flexibilidade para montar um portfólio!

Vale a pena usar os bancos de investimento?

homem e banco de investimento fechando negócio

Bem, que vale a pena, vale! Mas, é preciso verificar se essa é a melhor opção para você! Isso vai depender do seu perfil de investidor.

Preste atenção no modelo de remuneração do banco. Saiba que a maioria dessas instituições trabalha com comissões embutidas nos preços que oferece aos clientes.

Dessa forma, o investidor fica sem saber se a sugestão é a melhor para si, ou a que vai gerar mais resultados para o banco ou corretora da qual ele é cliente.

Anúncios


Gostou do que leu? Então, não esquece de compartilhar este artigo com os seus amigos e familiares através das suas redes sociais!

Fernanda Reis
Redatora formada em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, fotógrafa nas horas vagas e mãe da Aurora. Nascida e criada em Recife (PE). Em seus 28 anos de vida, sempre teve paixão por escrever e um interesse especial pelas áreas de Economia e Finanças.

Artigos Relacionados

Em Alta

Aguarde…

0