CDB com liquidez diária: Entenda como funciona

Para investidores que desejam obter retorno o quanto antes, o CDB com liquidez diária se mostra uma ótima opção. Saiba tudo sobre ele neste artigo!

Existe uma pergunta muito importante que você precisa fazer a si mesmo antes de investir. Esta pergunta é: o quão rápido você vai precisar daquele dinheiro e dos seus retornos?

Dá para esperar um bom tempo até fazer o resgate? Ou você precisa dele o quanto antes? Bem, se o seu caso é o de quem precisa do dinheiro para ontem, temos uma boa dica para você hoje!

O CDB com liquidez diária é um dos investimentos mais populares entre os investidores que buscam retornos rápidos. A liquidez, no caso, é a capacidade que um investimento tem de se transformar em mais dinheiro.

Nos próximos tópicos, você vai entender exatamente como o CDB com liquidez diária funciona e quais são as vantagens de apostar nesse tipo de investimento. Vamos lá?

O que é CDB?

O Certificado de Depósito Bancário, mais conhecido no mercado financeiro pela sigla CDB, é um investimento de renda fixa. Ele é emitido por instituições financeiras privadas – corretoras de valores, bancos ou fintechs!

Nesse tipo de investimento, você empresta uma quantia para o banco, que te devolve o dinheiro corrigido com juros. Normalmente, os bancos oferecem esses títulos para financiar as próprias atividades.

O CDB tem valores, taxas e vencimentos informadas antecipadamente.

Além disso, ele tem a proteção do Fundo garantidor de Crédito, o FGC, um tipo de seguro ao qual o investidor poderá recorrer caso o banco em que investiu anuncie falência, por exemplo! Ele cobre até R$ 250 mil.

E como o CDB com liquidez diária funciona?

Quem investe em CDB, como vimos, empresta dinheiro par o banco e recebe de volta a grana que emprestou mais os juros. Esse valor “a mais” é o que a gente chama de rentabilidade ou lucro.

Todo CDB tem um prazo para vencer. Normalmente, esse tipo de título é emitido com períodos que variam de 30 dias até 5 anos. Ele pode ser um investimento de curto ou longo prazo – quem decide isso, na verdade, é o investidor.

No entanto, a liquidez é uma das características mais importantes dos CDBs. Um CDB com liquidez diária permite o resgate do dinheiro a qualquer momento!

Existem os CDBs que não possuem liquidez diária. Nestes casos, o dinheiro fica preso até a data do vencimento.

Liquidez – Entenda melhor

A liquidez é a capacidade que um investimento tem de se transformar em dinheiro rapidamente. Ela é indicada pela sigla D+ seguida pelo número de dias úteis que o dinheiro retorna à sua conta: D+0, D+10, D+20, e assim por diante.

Quando você se depara com um D+0, por exemplo, significa que o resgate do seu investimento mais os lucros poderá acontecer no mesmo dia. Se for D+1, no dia seguinte; e por aí vai.

Todas as informações sobre um CDB, como liquidez e horário limite para solicitações de resgate, são fáceis de acessar. Normalmente, você as encontra na plataforma do banco ou da corretora de valores responsável pela aplicação.

Logo, um CDB com liquidez diária nada mais é do que um CDB como todos os outros. A diferença é que o resgate do dinheiro acontece a qualquer tempo.

Em outras palavras, o CDB com liquidez diária é o investimento ideal para investidores que desejam investir no curto prazo, mas com segurança.

Como funciona o resgate do CDB com liquidez diária?

Como a gente mencionou, imprevistos podem acontecer. Quase sempre, os prejuízos vão demandar recursos financeiros. Com o seu dinheiro aplicado em CDB com liquidez diária, você pode fazer o resgate e utilizá-lo quando quiser.

Ele pode ser resgatado antecipadamente, inclusive, com o valor investido mais os juros até o momento presente. Neste caso, ele será marcado pela curva de juros.

A curva de juros, no papel, é uma forma de corrigir diariamente as aplicações de renda fixa. Assim, você consegue ver os juros diários do investimento e fazer o resgate do seu dinheiro acrescido do valor do lucro.

Você escolhe se quer resgatar apenas o valor investido (resgate parcial) ou o total. Quem emite o título compra o CDB de volta no caso dos bancos ou fintechs. Corretoras realizam apenas a intermediação.

O segredo, antes de realizar qualquer investimento, é se planejar bem e pensar nos seus objetivos!

Agora que você já sabe tudo sobre o CDB com liquidez diária, aproveite para dividir o conhecimento com seus amigos e familiares. Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!

Em Alta

Aguarde…

0