Conheça melhor o CDB e saiba como o investimento funciona

Veja de perto como funciona um dos investimentos mais populares do mercado e veja como investir!

O mercado de investimentos oferece múltiplas oportunidades. As decisões devem ser estratégicas e tomadas a partir do objetivo do investidor! Hoje, queremos que você conheça melhor o CDB, investimento de renda fixa popular entre os brasileiros.

Investimentos de renda fixa são as principais opções de investidores conservadores. O que isso quer dizer? Que eles oferecem menos riscos do que os demais tipos de aplicação.

Os títulos de CBD são emitidos por bancos ou financeiras! Atualmente, mais de 12 milhões de reais de mais de 5 milhões de brasileiros estão aplicados em CDB. Isso já deixa claro que muita gente acredita neste tipo de investimento.

Se você souber o que de fato é o CDB, como funciona o investimento e como investir nisso, não deixe de ler este artigo até o final. Vamos lá?

Afinal de contas, o que é CDB?

 Como você já sabe, o CDB é um investimento de renda fixa. Mas, o que ele faz, exatamente? Bem, é isso que nós vamos te explicar agora. Portanto, preste bastante atenção!

O Banco Central do Brasil é a autoridade monetária do País. De acordo com ele, ao final de cada dia, os bancos e financeiras brasileiras devem fechar com balanço de contas positivas.

Só que nem sempre isso é possível. Em alguns dias, o banco realiza mais saques do que recebe entradas – e isso ocasiona em um saldo negativo no fim do dia. Existem algumas formas de positivar o balanço e o CDB é uma delas.

Quando investimos em CDB, emprestamos dinheiro para que o banco feche o dia o saldo positivo! Em seguida, a instituição nos devolve o valor com juros aplicados. É assim que você recebe os rendimentos pelo investimento. Entendeu agora?

É seguro investir em CDB?

Você já sabe que CDB é um investimento para investidores mais conservadores, certo? Logo, isso significa que ele oferece pouco ou quase nenhum risco para quem aplica. É por causa disso que ele é procurado, principalmente, por quem está começando agora.

É que investimentos de renda fixa são assegurados pelo FGC, que é o fundo garantidor de crédito. O fundo protege a maioria dos investidores que apostam em renda fixa, cobrindo até R$ 250 reais em prejuízos caso a instituição financeira venha a falência.

Investir em CDB, apesar de ser seguro, requer paciência. Para obter bons ganhos, é importante ter em mente que o dinheiro deverá ficar investido por dois anos ou mais.

Se precisar, dá para resgatar a grana investida antes do prazo. Só que dessa forma você vai lucrar apenas o que o mercado estiver disposto a pagar no dia. Dessa forma, entenda que os melhores resultados com CDB são colhidos no longo prazo, certo?

Confira os tipos de CDB que existem no mercado:

CDB Pós-fixado – Neste caso, você já fica sabendo de quanto será o seu retorno ao final do contrato, antes de investir!

CDB Prefixado – Aqui, não tem como saber quanto vai ter de retorno antes de investir. A modalidade utiliza o CDI como indicador financeiro.

CDB Híbrido – Este modelo é uma mistura dos dois anteriores. A rentabilidade tem como base juros prefixados e pós-fixados.

Investir em CDB vale a pena?

Cada vez mais brasileiros estão tomando interesse por investimentos. É que agora, não é mais tão complicado investir! Antes, as pessoas olhavam para este mercado como se estivessem vendo um grande bicho de 7 cabeças.

Agora, tudo o que precisamos é de um smartphone e acesso à internet. Investir é tão simples como enviar uma mensagem. Se você está começando agora, o CDB é uma ótima opção, pois como vimos, é seguro.

Mas não se engane. Muitos investidores experientes também investem em renda fixa pois sabem do potencial deste investimento à longo prazo.

Como investir em CDB?

Investir em CDB não é nenhum mistério. Acontece que, como em qualquer outro tipo de investimento, é necessário que as suas decisões sejam estratégias e estejam alinhadas com o seu objetivo final.

Ainda não tem conta em nenhuma corretora de valores? Confira o nosso artigo com as 10 melhores corretoras do país e escolha uma delas. Em seguida, faça o download do aplicativo. Você pode ainda investir através do seu banco digital, verificando se a opção está disponível no menu.

O que você achou deste artigo? Se ele te ajudou, conta pra gente nos comentários e não deixe de compartilhar este artigo nas suas redes sociais!

Em Alta

Aguarde…

0