É possível viver de Dividendos? Veja como alcançar esse objetivo

Saiba como receber parte do lucro liquido ajustado das empresas através da compra de ações

Muitas pessoas começam a investir com o desejo de viver de renda. Isso significa apostar na compra de ações que distribuam os famosos dividendos. Mas, será que é realmente possível viver de dividendos? E como chegar lá? Este é o assunto que abordaremos no artigo de hoje!

Na prática, uma pessoa vive de dividendos quando os seus investimentos em ações geram renda passiva. E essa renda, logicamente, é o suficiente para pagar por todos os seus gastos fixos. Assim, o indivíduo não precisa, digamos, trabalhar para arcar com as suas contas.

Anúncios


Parece uma situação tão confortável, que fica a dúvida: será que isso é mesmo possível? Desde que você tenha uma determinada quantia de dinheiro investido, sim!

Quer saber sobre como investir corretamente para viver de dividendos no futuro? Então, você veio ao lugar certo. Agora, basta conferir a leitura deste artigo até o final. Vamos lá?

O que são dividendos?

Os dividendos são uma parte do grande universo que envolve a Bolsa de Valores. Eles são parte do lucro líquido que uma empresa divide entre seus acionistas.

Vamos supor que você comprou ações de uma determinada empresa. Com isso, se tornou uma espécie de sócio do negócio – um acionista.

Assim, você agora tem o direito de receber uma parcela do lucro liquido dessa empresa. O valor varia de acordo com o seu investimento.

Anúncios

A essa distribuição do lucro liquido de um negócio que vende suas ações é dado o nome de dividendos. Trata-se de uma maneira que as empresas encontraram para atrair mais investidores!

Anúncios


É também um caminho para quem deseja dar aquela turbinada na renda! Além de, é claro, conquistar a sua tão sonhada independência financeira.

Todo o lucro líquido da empresa é dividido?

Não. O estatuto social da empresa indica quanto dos lucros será destinado aos dividendos. E não existe percentual mínimo obrigatório.

Uma empresa pode oferecer a distribuição de 1% dos lucros se assim desejar. Seja qual for a porcentagem, a informação deve constar no estatuto.

As empresas brasileiras costuma distribuir, entre os acionistas, até 25% do lucro liquido ajustado.

Anúncios

Tipos de dividendos

Sabia que existem diferentes formas de receber o seu lucro? Se você comprar ações que distribuem dividendos, seus retornos podem vir das seguintes formas:

Ações
Neste caso, os dividendos podem ser pagos com mais ações da empresa. O número vai depender da quantidade de papeis que você já possui.

Dinheiro
Com certeza, o que atrai mais investidores. Aqui, o acionista recebe os valores de acordo com cada ação que possui, em percentuais. É o que torna possível que alguém viva de dividendos.

Subscrição
Se uma empresa emite ainda mais ações, os acionistas tem o direito de subscrição. O que é isso? Trata-se do direito de comprar as novas ações antes que elas sejam lançadas no mercado, por um preço menor do que o normal.

Anúncios

Juros sobre Capital Próprio
Neste caso, o negocio tem isenção fiscal sobre os dividendos. Por isso, é possível distribuir ainda mais lucro entre os acionistas. No entanto, 15% do valor do Imposto de Renda é retido na fonte.

Dividendo Especial
Neste caso, acontece um pagamento fora da curva, maior do que o comum. É raro, mas geralmente acontece quando o caixa da empresa aumenta.

Como viver de dividendos?

quanto investir para viver de dividendos

Antes de tudo, escolha uma corretora de valores a abra a sua conta. Depois, busque conhecimento na área. Aqui no nosso blog você encontra diversos artigos sobre investimentos, inclusive dicas de como começar a investir.

Anúncios

Viver de dividendos é possível se você souber montar uma boa estratégia voltada para esse objetivo.

Selecionar boas empresas, pensar no longo prazo e não deixar que as emoções te atrapalhem vai ajudar e muito.

Portanto, saiba que para conseguir viver de dividendos você vai precisar de muita dedicação e planejamento. Abaixo, confira as dicas para começar!

Escolha boas empresas

Só compre ações de empresa em que você realmente acredita. E claro, que paguem bons dividendos. Escolha as ações com cautela. Isso fará toda a diferença na sua carteira de investimentos.

Para isso, esteja atento aos indicadores. O Dividend Yield aponta como é feita a divisão do valor do dividendo por preço da ação. E o Payout indica o resultado dos dividendos sobre o lucro do negocio.

Anúncios

Monte uma carteira diversificada

Divida o capital investido igualmente entre as ações que você escolher. Para viver de dividendos, você precisara ter disciplina para poupar os seus recursos e planejar aportes regulares.

Dessa forma, você poderá utilizar seus rendimentos para viver de renda daqui a alguns anos.

Use os juros compostos a seu favor

Aplique juros sobre juros. Quando receber um rendimento, utilize-o para comprar mais ações.

Assim, você receberá cada vez mais dividendos oriundos dos seus investimentos, através dos juros compostos.

Quanto investir para viver de dividendos?

Cada ação tem o seu preço. Cada empresa, o seu percentual de distribuição.

Dessa forma, não há como elaborar uma resposta exata para essa pergunta. É por isso que citamos a importância de diversificar a sua carteira de investimentos neste texto.

Anúncios

Especialistas recomendam que os investimentos com essa intenção iniciem em R$ 5 mil. Mas não se iluda! Para que seus investimentos virem ativos, é necessário planejar a longo prazo.

Preparado para iniciar a sua jornada para começar a viver de dividendos no futuro? Então, siga em frente e boa sorte! Ah, não esquece de compartilhar este artigo nas suas redes sociais!

Fernanda Reis
Redatora formada em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, fotógrafa nas horas vagas e mãe da Aurora. Nascida e criada em Recife (PE). Em seus 28 anos de vida, sempre teve paixão por escrever e um interesse especial pelas áreas de Economia e Finanças.

Artigos Relacionados

Em Alta