Guia completo: Como comprar ações da Petrobrás?

Aprenda a adquirir ações da maior petrolífera do país e diversificar a sua carteira de investimentos

Quando investidores buscam investimentos lucrativos para suas carteiras, a Petrobrás, definitivamente, é um dos primeiros nomes que surgem à mente. A empresa está sempre na mira dos acionistas, mas é preciso tomar alguns cuidados antes de sair comprando ações da petrolífera por aí. Você, como investidor, já sabe como comprar ações da Petrobrás?

Para começo de conversa, é importante destacar que as ações da Petrobrás possuem uma altíssima liquidez. Ou seja: você consegue vendê-las e comprá-las com bastante facilidade! Elas fazem parte do Ibovespa, o principal índice da Bolsa de Valores aqui no Brasil.

O que explica a sua popularidade, logicamente, é a grande trajetória que a empresa tem no mercado, tanto nacional quanto internacional. Os resultados da Petrobrás impactam o mundo inteiro. Por isso, investir na petrolífera, com sabedoria, pode ser uma excelente oportunidade de negócio para você.

Se você deseja incluir, na sua carteira de investimentos, ações de uma das empresas mais promissoras do Brasil, este artigo é uma leitura obrigatória. Continue com a gente e descubra agora como comprar ações da Petrobrás!

Conheça melhor a Petrobrás

A Petrobrás tem, como nome original, Petróleo Brasileiro S.A. A maior petrolífera do país é uma empresa de capital aberto, já que o capital social é feito a partir de ações ou cotas que podemos adquirir em leilões, dentro do mercado financeiro.

Atualmente, a empresa atua em 25 países nas área de comercialização, transporte,, produção, refino e exploração de petróleo, além de gás natural e seus derivados.

Na prática, existem dois tipos de ações da Petrobrás que podem ser compradas pelos investidores: a PETR4 e a PETR3, sendo esta útima uma ação ordinária, onde os investidores tem direito a voto nas assembleias. No entanto, recebem menos dividendos. 

Já a PETR4 é considerada uma Ação Preferencial, conhecida como PN. Os investidores a adquirem para ter maior participação na hora da divisão dos lucros. Escolher entre elas vai depender bastante de qual é o seu objetivo com investimentos.

O que considerar antes de comprar ações da Petrobras?

pessoa analisando cotação das ações da petrobras no celular

As ações da Petrobrás são identificadas na Bolsa de Balores pelas letras PETR4. Antes de tudo, fique ciente de que este é um mercado onde agir por impulso sempre vai acabar mal. Antes de comprar ações PETR4, você precisa ter conhecimento a respeito da cotação da ação, dado fundamental para que o investidor decida o melhor momento para comprá-las.

Ninguém vai ao mercado e faz as compras sem olhar o preço dos produtos, certo? Do mesmo jeito deve ser no mercado das ações. Quanto mais você puder acompanhar as cotações em tempo real, melhor!

Mas, se não for possível, no mínimo cheque se o valor que está sendo cobrado pelas ações está compatível com o mercado.

Tenha sempre em mente que saber o preço antes de comprar qualquer coisa, principalmente uma ação, é fundamental. A informação vai te ajudar a tomar decisões mais sábias e a fazer análises mais específicas sobre qual seria o momento mais propício para adquiri-la.

Como comprar ações da Petrobrás?

Muitos investidores ainda não sabem como comprar ações. Mesmo assim, eles têm o desejo de ser acionistas na maior empresa petrolífera do nosso país. E não é para menos! Afinal, a popularidade do retorno das ações da Petrobrás é mundialmente famosa.

No entanto, é importante que você saiba que as ações da empresa são vendidas apenas em lotes. Logo, o investidor pode comprar um lote mínimo de 100 ações. Resumindo: Não é possível comprar apenas uma ação da Petrobrás, e sim, um conjunto de ações.

Primeiramente, você precisa possuir ou abrir conta em uma corretora de valores de sua confiança e transferir para lá o dinheiro que deseja investir. Em seguida, preencha o formulário da corretora que define os seus objetivos e traça o seu perfil de investidor.

Depois disso, não tem mistério! Acesse a plataforma e observe o mercado para saber quando é o momento certo de investir. Lembra que a gente conversou sobre isso lá em cima? Depois que você tomar a decisão de comprar o seu lote de ações PETR4, basta enviar a ordem de compras para a corretora e ficar atento, aguardando o melhor momento para vendê-las e lucrar!

Comprar ações da Petrobrás vale a pena?

Investidores, muitas vezes, se pegam em dúvida sobre comprar ou não ações da Petrobrás. É que a empresa já esteve envolvida em muitos escândalos, como a Operação Lava Jato, por exemplo.

Trata-se de uma das maiores investigações contra a corrupção e lavagem de dinheiro já realizadas no Brasil. Através dela, um grande esquema envolvendo políticos e empreiteiras do país foi descoberto.

A situação afetou a administração da Petrobrás e, também, a visão que o mundo tinha da petrolífera. O preço das ações caiu, o que prejudicou diversos investidores e a própria empresa, que viu sua receita diminuir drasticamente.

Bem, atualmente, as ações da Petrobrás estão razoavelmente baratas, o que talvez indique um bom momento para a compra! Com ações, é assim: compra-se na baixa para vender na alta. No entanto, realize as suas operações cuidadosamente, de acordo com os seus objetivos como investidor. Estude!

Nosso blog conta com diversos artigos, na aba Investimentos, que podem te ajudar bastante.

Gostou deste artigo? Então, não esquece de compartilhar o conteúdo com os seus amigos e familiares através das redes sociais.

Artigos Relacionados

Em Alta

Aguarde…

0