Investimentos conservadores: Conheça 5 opções de baixo risco

Investidores de perfil conservador são conhecidos pela aversão a riscos. Veja, neste artigo, os 5 melhores investimentos conversadores do mercado

No mundo dos investimentos, existem diferentes perfis de investidor: conservador, moderado ou agressivo, também chamado de arrojado. Se você está no time dos conservadores – aqueles que não gostam de correr grandes riscos – vai gostar de conferir este artigo. Vamos te apresentar os 5 melhores investimentos conservadores do mercado!

Normalmente, todos os investidores começam no perfil conservador. É que, aqui, os investimentos são mais seguros e, consequentemente, menos arriscados! Para quem não tem muito contato com o universo dos investimentos, a orientação é realmente começar devagar.

O perfil do investidor é traçado através de analises das suas características em relação aos investimentos. Mas tem a ver, principalmente, com o risco que o investidor está disposto a correr. Ele serve para indicar qual a melhor carteira de investimentos para você.

Pronto para conhecer as melhores alternativas de investimentos conservadores? Se você tem esse perfil e quer alcançar bons resultados, está no lugar certo. Então, vamos começar!

Anúncios


Perfil conservador – Menos riscos nos investimentos

Antes de apresentarmos os melhores investimentos conservadores, é importante entender um pouco mais sobre este perfil de investidor.

Nesta categoria, se enquadram os investidores que não gostam de perder dinheiro de jeito nenhum. As suas principais características são: aversão a perdas e riscos. Se identificou? 

Essas são também as principais características, por exemplo, de quem acabou de começar a investir. Como os novos investidores não têm experiência, eles gostam de ir, digamos, “mais devagar”. A tendência é que a mudança de perfil aconteça conforme vão aprendendo mais sobre o assunto.

Dessa forma, podemos dizer que o investidor de perfil conservador não quer perder dinheiro e também não gosta de volatilidade. Para ele, ter segurança a longo prazo é mais importante do que ganhar altas quantias. Simples assim.

Os 5 melhores investimentos conservadores

tipos de investimentos conservadores

Investidores do tipo conservador geralmente fazem os seus investimentos em Renda Fixa. A liquidez é satisfatória e os rendimentos não são muito altos, mas garantidos. Para quem pensa no longo prazo, é possível, sim, ter altos ganhos como um investidor conservador.

Abaixo, você confere os 5 melhores investimentos conservadores do mercado. Preparado? Então, vamos lá!

Anúncios


CDBs – Certificados de Depósito Bancário

Os Certificados de Depósitos Bancários são emitidos por bancos ou instituições financeiras. Esse tipo de investimento é protegido pelo Fundo Garantidor de Crédito (quando o Governo devolve perdas de até R$ 250 mil).

Anúncios


Os CDBs, sem dúvida, são os investimentos de Renda Fixa mais populares. Por estarem disponíveis em todos os bancos, são a primeira opção para quem deseja abandonar a poupança e passar a investir em algo mais rentável.

Para que o investimento valha a pena, o CDB escolhido deve oferecer retorno igual ou maior que 100% do CDI – que sempre está igual a taxa Selic.

Fundos DI

Esse tipo de investimento é interessante para quem deseja montar uma reserva de emergência. É um investimento conservador, mas que possui boa liquidez diária. São os fundos de Renda fixa que tem como referência a taxa CDI – Certificados de Depósitos Interbancários.

Anúncios


Trata-se de um investimento conservador, onde a maioria dos títulos são públicos e têm baixíssimo risco. No entanto, apesar de serem investimentos de Renda Fixa, não são protegidos pelo Fundo Garantidor de Crédito.

LCI e LCA

LCI e LCA são, respectivamente, siglas para Letra de Crédito Imobiliário e Letra de Crédito do Agronegócio. Quem investe na área está emprestando dinheiro a bancos para o financiamento desses setores!

São investimentos conservadores, principalmente quando são pré-fixados, pois o investidor sabe com antecedência quanto irá receber de lucro quando a sua aplicação vencer. Nos pós-fixados, o investidor só fica sabendo dos lucros no dia do vencimento.

Assim como os CDBs, as LCIs e LCAs também são investimentos com a garantia do Fundo Garantidor de Crédito. Portanto, invista sem medo.

Anúncios


Fundos de Renda Fixa

Os Fundos de Renda Fixa investem o patrimônio em todos os demais produtos de Renda Fixa, como os que vimos acima. É como qualquer outro fundo de investimento, com a compra de cotas e investimentos geridos por um profissional.

Tanto aqui quanto nos fundos DI, o investidor não precisa se preocupar em analisar investimentos. Esta é uma tarefa do gestor especializado. Por ter alguém que é expert no assunto à frente dos investimentos, aportar em fundos de Renda Fixa pode trazer bons retornos! 

Títulos do Tesouro Nacional

Aqui estão os investimentos mais seguros do mercado! Eles são bastante procurados por investidores iniciantes e de perfil conservador.

Primeiramente, não é preciso muito dinheiro para investir em Títulos do Tesouro. Por isso, muitas pessoas são atraídas por eles.

Anúncios


Os principais títulos são o Tesouro Selic, com liquidez diária e resgate a qualquer momento. E o Tesouro IPC, indicado, por exemplo, para quem deseja juntar dinheiro para aposentadoria.

E então, gostou de conhecer essas 5 opções de investimentos conservadores? Elas, com certeza, irão te ajudar a atingir os seus objetivos no mundo dos negócios. Portanto, mãos à obra e capriche nos seus investimentos.

Aproveite para compartilhar este conteúdo valioso som seus amigos e familiares nas redes sociais!

Fernanda Reis
Redatora formada em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, fotógrafa nas horas vagas e mãe da Aurora. Nascida e criada em Recife (PE). Em seus 28 anos de vida, sempre teve paixão por escrever e um interesse especial pelas áreas de Economia e Finanças.

Artigos Relacionados

Em Alta

Aguarde…

0