O que é Índice Beta? Entenda de forma rápida e objetiva

O que levar em consideração na hora de tomar decisões acerca dos seus investimentos? Bem, é preciso considerar uma série de fatores. Um deles é o chamado Índice Beta.

Os índices de referência são os principais pontos de partida quando um investidor precisa decidir algo. Antes mesmo de começar a investir, é bom estar a par dessas informações!

O Índice Beta, sobre o qual falaremos neste artigo, pode ser achado através de um cálculo que tem como base um benchmark. Ele é muito importante pro mercado financeiro. É o índice que ajuda o investidor a prever o comportamento de um produto diante de riscos!

Quer aprender a fazer a análise adequada do Índice Beta e entender como os ativos que te interessam se comportam diante dos riscos? Está no lugar certo! Confira a leitura deste artigo até o final!

O que é o Índice Beta?

Na prática, o Índice Beta pode ser definido como um índice de risco e de retornos. Cada ativo tem o seu, e o mercado, como um todo, também!

Digamos que o país entre em crise política. Isso, certamente, é uma condição de risco para muitos ativos. Como eles se comportam diante do fato? É o Índice Beta que nos dará essa resposta.

Analisar o indicador vai te fazer prever qual será o provável comportamento de um ativo, antes que você faça o investimento e se arrependa depois. A partir dessa análise, o investidor mede os riscos e compara esse ativo a outros.

O Índice Beta serve, portanto, para apoiar as tomadas de decisão dos investidores!

Por causa das valiosas informações conseguidas através do Beta, ele é perfeito para servir de parâmetro em tomadas de decisão. Só assim o investidor consegue saber, mais ou menos, quais são os próximos passos em relação aos seus investimentos. Ele também te revela o risco geral da sua carteira.

E como ele funciona?

É através dele que a gente fica ciente do comportamento do ativo em situações de eminência de risco, como mencionamos anteriormente.

Quando se obtém um resultado alto no Índice Beta, pode-se concluir que o potencial de ganhos é maior. Isso porque riscos e retornos são diretamente proporcionais!

Portanto, os cálculos servem para que o investido entenda o comportamento dos ativos. O Ibovespa é o principal comparativo utilizado, servindo como benchmark.

Como avaliar corretamente o Índice Beta?

O cálculo é o seguinte: Índice Beta = Covariância do retorno do ativo / Variância de retorno de mercado. O primeiro resultado possível é um Índice Beta inferior a 1. Neste caso, o investimento tem menos risco, sendo chamado de investimento defensivo. Indica que ele não é muito volátil.

Quando uma ação tem Índice Beta de 0,8 por exemplo, significa que quando o Ibovespa variar 10%, o ativo terá uma flutuação de 8%.

Já quando o resultado for maior do que 1, por exemplo, o ativo é considerado mais agressivo, mais volátil. Quando uma ação tem Índice Beta 1,5 quer dizer que a sua flutuação será de 15% quando o Ibovespa tiver uma alteração de 10%.

Quando o Índice Beta se iguala a 1, ele é neutro. O que significa que a variação do ativo é como a do Índice. Em última instância, o Índice Beta será negativo, o que implica uma descorrelação com o indicador, sinal de que se o Ibovespa sobe, o ativo desce e vice-versa.

Qual a importância de calcular o Índice Beta?

homem calculando o índice beta

O resultado do cálculo do Índice Beta faz com que o investidor entenda como os ativos se comportam em relação ao Ibovespa. É assim que ele encontra as melhores oportunidades de retorno.

Antes de investir em ação, é importante utilizar esses dados. Só assim, você vai entender quais são as ações mais voláteis ou as que podem trazer menos riscos frente a impactos no mercado financeiro.

É também utilizando o indicador que você poderá fazer uma diversificação maior em sua carteira de investimentos. O bom investidor sabe que é preciso ter diversos tipos de ativos – de defensivos a agressivos – para variar o nível de volatilidade da carteira.

De toda forma, tenha atenção para a utilização dos parâmetros corretor. Se você for investir fora, por exemplo, não faz sentido utilizar o Ibovespa como comparativo, não é?

Em resumo, o Índice Beta é utilizado para conhecer a sensibilidade de um ativo em relação a um indicador do mercado de referência!

Gostou de conhecer mais a respeito do índice? Aqui no nosso blog, você entra diversos artigos sobre investimentos que poderão aprimorar ainda mais os seus conhecimentos na área. Aproveite! 

Em Alta

Aguarde…

0