Como uma mulher: Entenda o jeito Warren Buffett de investir

Conheça o modo feminino de investir de um dos homens mais bem sucedidos do mundo

Warren Buffett é um dos investidores mais influentes de todo o mundo. Não por acaso, essa figura importantíssima para o mundo dos investimentos é considerada o investidor com mais resultados e um dos homens mais ricos do século XX. Então, por que não aprender como funciona o jeito Warren Buffett de investir?

O fato mais marcante sobre Buffett sempre foi a sua forma “feminina” de investir. Isso mesmo! Ao utilizar técnicas relacionadas a habilidades historicamente atribuídas às mulheres, o investidor alcançou resultados homéricos!

Ele afirmou para quem quisesse saber a respeito, que características e olhares femininos podem aumentar – e muito! – as chances de colher mais frutos nos investimentos.

Anúncios


Desde 1960, o modo de investir de Warren Buffett é estudado por quem busca obter mais e melhores rendimentos. Por isso, no artigo de hoje, você vai descobrir o que tornou Buffett tão importante dentro desse cenário!

Quem é Warren Buffett?

Warren Buffett é um dos homens mais ricos do mundo. Se produzir e acumular riqueza é um dos seus objetivos como investidor, saiba que há muito que aprender com ele.

Por saber investir como poucos, ele ficou conhecido como o Oráculo de Ohama. Oráculo é o nome dado à entidade a quem as pessoas se dirigem em busca de conselhos assertivos. E Ohana é o nome da cidade onde nasceu

A sua fortuna começou a ser construída quando Warren passou a investir em empresas importantes, como Coca-Cola, Disney e American Express, por exemplo Mas, não foi só o fato de investir em grandes corporativas que o enriqueceu.

Buffett tinha formas específicas de investir! Ao contrário de muitos, ele costumava ter um olhar mais feminino para o mundo dos investimentos. Falaremos sobre isso mais à frente, certo?

Anúncios


Em 1960, Warren Buffett tomou o controle da Berkshire Hathaway e a tornou o que é hoje: uma das maiores empresas de investimentos do mundo, com negócios em diversos setores econômicos.

Anúncios


Ao longo desta leitura, você vai descobrir técnicas que podem aumentar bastante os seus rendimentos. Está preparado para investir como uma mulher? Pois, foi isso que Buffet fez para ter sucesso!

Invista como uma mulher

invista como uma mulher

No livro “Warren Buffett Investe Como as Mulheres”, a autora Louann Lofton descreve os 8 práticas de investimentos utilizados por Buffett. Curiosamente, todos vem de vertentes comportamentais femininas.

Anúncios


Estudos e pesquisas comprovam que as características femininas podem aumentar as chances de obter resultados grandiosos com os investimentos. A empresa norte americana Fidelity afirmou que investidoras mulheres costumam poupar mais e obter maior rentabilidade de suas carteiras.

Obviamente, Warren enxergou tudo isso e soube utilizar bem as características femininas de investimentos a seu favor!

Se você deseja investir como ele, confira abaixo os 8 práticas utilizadas por Warren Buffett para fazer muito dinheiro investindo como uma mulher!

Anúncios


1 – Enxergar o longo prazo e ter os pés no chão

Antes de mais nada, não é novidade que muitos investidores pecam por excesso de confiança. Essa não é uma característica feminina dentro dos investimentos. Enquanto homens investem em busca de poder, a tendência feminina é investir em busca de segurança.

Por isso, as investidoras tendem a controlar os seus impulsos como ninguém. Mulheres enxergam investimento no longo prazo, e não costumam pisar onde não conhecem. Generalizando, elas são mais cautelosas, ao contrário dos investidores masculinos.

2 – Ser mais realista e menos otimista

Essa é mais uma estratégia com características historicamente femininas utilizada por Buffett! No universo dos investimentos, mulheres tendem a ser mais realistas do que os homens.

Anúncios


Financeiramente falando, homens são mais otimistas. Isso pode fazer com que tomem decisões sem o devido estudo. Warren, então, fazia como as mulheres: era realista e projetava os seus passos com cuidado.

3 – Evitar riscos

Visando aumentar o patrimônio rapidamente, o comportamento masculino diante dos investimentos é o de arriscar mais. Já as mulheres, em sua grande maioria, dão preferência à proteção do patrimônio.

Por isso, elas arriscam menos. No entanto, não significa que as mulheres deixam de encarar riscos nos seus investimentos! Mas, quando decidem apostar, pode ter certeza que elas o fazem com muito mais cautela.

Anúncios


4 – Comprar e vender ativos com menos frequência

Todo investidor sabe que o emocional pode atrapalhar a tomada de decisões. Especialistas, como o próprio Warren Buffett, sabem que comprar os ativos que ninguém mais quer, em momentos de crise, pode gerar bons frutos no longo prazo.

Assim como as investidoras, Warren não era adepto à prática de comprar e vender ativos com frequência. E foi dessa forma que ele aumentou a rentabilidade da sua carteira de investimento ao longo dos anos.

5 – Aprender com os próprios erros

Todos aprendemos mais quando reconhecemos os nossos erros. Essa característica de assumir os erros e batalhar para corrigi-los, dentro dos investimentos, está mais presente nas mulheres.

Anúncios


O próprio Warren Buffett afirma que muito do conhecimento adquirido por ele veio de seus próprios erros. Essa habilidade – primariamente feminina – nos permite tomar as melhores decisões acerca dos nossos investimentos.

6 – Menos testosterona, menos riscos

livro warren buffet

O nível de testosterona em homens é absurdamente maior do que em mulheres. O hormônio influencia no emocional e, consequentemente, na tomada de decisões. Em homens que estão dentro do mercado financeiro, o nível de testosterona costuma se elevar ainda mais!

Pois é, a Bolsa de Valores pode ser um ambiente hostil. Nas mulheres, o nível de testosterona diante de situações desafiadoras é mais baixo. Por isso, elas tendem a tomar decisões mais friamente.

Anúncios


7 – Ser mais resistente em momentos de pressão

Você sabia que fundos de investimento geridos por mulheres costumam ter ótimas performances? Além de níveis de testosteronas mais baixos em momentos de pressão, como citado acima, mulheres não tendem a mudar seus comportamentos por fatores externos no universo financeiro.

Na contramão, homens tomam decisões sem pensar ao serem ameaçados por outros homens. Em outras palavras, o julgamento alheio faz com que eles “surfem na onda” dos demais.

8 – Procurar novos investimentos

De acordo com Warren Buffett, é imprescindível buscar por novas empresas com potencial e novas oportunidades de investimento, sempre. Mulheres costumam investir mais tempo analisando possíveis investimentos antes de aplicar.

Anúncios


Elas estudam, pesquisam e reúnem o máximo de informações acerca do melhor a ser feito. Já a maioria dos homens toma decisões com base em informações mais rasas, o que pode ser muito arriscado.

Agora, você já sabe tudo sobre o jeito Warren Buffett de investir com sucesso! Se for preciso, releia o artigo. Só não vai deixar de seguir os conselhos de um dos maiores investidores de todos os tempos, certo? Portanto, invista como uma mulher: seu patrimônio agradece!

Aproveite para conferir o nosso artigo sobre o jeito Peter Lynch de investir

Fernanda Reis
Redatora formada em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, fotógrafa nas horas vagas e mãe da Aurora. Nascida e criada em Recife (PE). Em seus 28 anos de vida, sempre teve paixão por escrever e um interesse especial pelas áreas de Economia e Finanças.

Artigos Relacionados

Em Alta

Aguarde…

0