O conceito de Longo Prazo

Você conhece o valor de tomar decisões no longo prazo? Conheça o conceito e saiba por que é importante pensar dessa forma, principalmente nos investimentos.

Quando se trata de enriquecer, saiba: não existem atalhos e nem fórmulas mágicas. Se você não é herdeiro e nem ganhou na mega da virada, é importante estar atento ao conceito de longo prazo.

Sim! Ninguém fica rico do dia para a noite, apesar de vermos tantas propagandas a respeito de aplicativos milagrosos ou fórmulas de riqueza. Suspeite sempre dessas propostas de enriquecimento rápido!

Enriquecer de verdade se faz no longo prazo! Essa história de dinheiro fácil e rápido não existe! E no artigo de hoje, queremos te apresentar ao conceito de longo prazo e porque ele é tão importante.

Pensar dessa maneira é fundamental quando estamos falando de tomada de decisões. Quando o assunto é investimentos, mais ainda. Preparado para entender melhor o conceito? Então venha conosco na leitura deste artigo até o final.

Entenda o conceito do longo prazo

Quem olha para as situações da vida pensando no longo prazo não está, apenas, idealizando um futuro. Essa pessoa está também priorizando o que já tem, para conquistar ainda mais.

A necessidade de pensar no longo prazo aparece durante diversas situações em nossa vida. Um grande exemplo disso é a aposentadoria!

O que essas situações têm em comum? O valor! Quando valorizamos algo, acreditamos, e temos expectativas de que aquilo nos trará bons resultados.

O conceito de longo prazo existe para que a nossa vida seja melhor! Aprendemos com os erros do passado e começamos a pensar no futuro com mais maturidade.

Investimentos

No mundo dos investimentos, um erro no curto prazo não é tão diferente como nas demais modalidades. Digamos que alguém opera no Day Trade, certo?

Ela precisa agir no curto prazo. Dentro de um dia, ou ela lucra, ou ela perde. Não existe nenhuma outra opção neste caso. Mesmo assim, os danos dos erros dificilmente serão concertados em um dia só.

Agora, digamos que você conheça um gestor de um fundo de investimento de ações. Esse gestor considerou uma determinada empresa por um tempo, mas logo em seguida, o dono da companhia foi preso por fraude. Nessa situação de curto prazo, os investidores saíram perdendo.

Dentro do conceito de longo prazo, você deve dar-se tempo e valorizar o tempo que está se dando. Pequenos erros, ao longo de 10 anos, por exemplo, trazem alguns bons acertos!

Se por exemplo, dentro deste período de tempo, essas mesmas ações obterem bons resultados… Os erros não significaram tanto assim, certo? Serviram, apenas, de aprendizado.

O longo prazo

A Anbima, que é a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais, brasileiros estão pouco familiarizados com o conceito de longo prazo.

De acordo com a associação, brasileiros preferem produtos com liquidez diária e de resgate facilitado. O motivo pelo qual isso acontece são as diversas crises econômicas que o país sofreu ao longo da história.

O curioso é que, dessa forma, muitos de nós continuam com a mesma quantidade de dinheiro na poupança por anos a fio! É que a rentabilidade deste tipo de investimento é muito, mas muuito baixa.

Os recursos dos brasileiros, em sua grande maioria, estão hoje aplicados na aplicação menos recomendada por especialistas. Por estar distante do conceito de longo prazo, o brasileiro deixa de aumentar o seu patrimônio.

O que podemos concluir com isso?

Quando a gente fala de investimentos, já deu para perceber que pensar no longo prazo é a melhor opção, certo? Já que vamos, ao longo dos anos, nos aperfeiçoando!

Isso pode ser dito em relação à quase tudo, na verdade. Quanto mais erros, mais acertos. E é ao longo de algum tempo que vamos colhendo os frutos do que plantamos.

Na verdade, o pensamento em longo prazo é uma necessidade, principalmente para os investidores. Portanto, se você pensa em começar a investir do zero, saiba de agora que para enriquecer, é preciso sempre estar olhando para o futuro, ao mesmo tempo em que você valoriza os recursos que tem hoje.

Em Alta

Aguarde…

0