NASDAQ 100: O que você DEVE saber sobre o índice

Saiba a importância do índice para os investidores, seus critérios e muito mais

Já escutou falar no índice NASDAQ 100? Se ainda não, saiba que no artigo de hoje iremos falar sobre ele que é um dos principais índices do mercado financeiro americano.

Saber exatamente o que é o NASDAQ 100 é importante, principalmente se você costuma investir! Apesar de não ser o único índice de relevância internacional, acompanhá-lo é uma maneira de monitorar ações da NASDAQ – que é a Bolsa de Valores americana.

Queremos te deixar por dentro deste índice! Quais são os seus critérios e como ele pode te ajudar, enquanto investidor brasileiro, a identificar novas oportunidades no mercado internacional.

Preparado para aumentar ainda mais o seu conhecimento a respeito dos investimentos globais? Então venha conosco na leitura completa deste artigo e confira.

O que é o índice NASDAQ 100?

Dentro do mercado financeiro, índices representam uma carteira de investimento teórica. Em resumo, o indicador estuda o desempenho das ações ao longo do tempo.

Isso permite com o que investidor compreenda o comportamente do ativo durante determinados períodos. Aqui no Brasil, por exemplo, temos o Ibovespa, que é o principal índice das ações do nosso mercado.

O índice NASDAQ-100 é como o Ibovespa! Mas ao invés de avaliar ativos da B3, que é a Bolsa brasileira, ele avalia ações da NASDAQ – Segunda principal Bolsa de Valores dos Estados Unidos.

Portanto, podemos dizer que o índice NASDAQ-100 é uma ferramenta de monitoramento. Ela avalia o desempenho das ações listadas na NASDAQ.

Quais são os critérios do NASDAQ-100?

O índice foi fundado há 38 anos, em 1985. Ele acompanha o desempenho das 100 principais ações da NASDAQ – aquelas que obtém o maior volume de negociações.

Para que uma companhia possa fazer parte do NASDAQ-100, ela não pode ser uma empresa do setor financeiro e precisa estar listada na NASDAQ.

Além disso, suas ações precisam ter liquidez de pelo menos 200 mil negociações diárias. A empresa também não pode estar passando por nenhum tipo de processo de recuperação judicial.

O valor de mercado da empresa também é importante. Quanto maior for este valor, também vai ser a relevância da empresa na composição do índice.

Quais empresas estão dentro do índice NASDAQ-100?

Para você ter uma noção da importância deste índice na vida dos investidores, queremos te mostrar algumas empresas que o compõem.

Essa lista pode ser modificada ao longo do tempo. No entanto, a composição atualizada pode ser acessada através do site oficial do índice NASDAQ-100.

  • Microsoft
  • Apple
  • Amazon
  • Tesla
  • Google
  • -NVIDIA
  • Netflix
  • Adobe
  • Facebook
  • ASML Holding
  • Analog Devices

Podemos concluir, portanto, que o Índice NASDAQ-100 é composto, em sua maioria, por empresas de tecnologia. Portanto, o índice é muito importante para este segmento. Existem também empresas de outros segmentos no índice, como saúde, indústria e varejo.

É possível investir na NASDAQ?

Ficou com vontade de investir na Bolsa de Valores americana? Não é pra menos! A NASDAQ possui ações das empresas de maior relevância mundial. 

O setor de tecnologia, crescente a cada segundo, está presente em peso nesta Bolsa de Valores. Sem contar que o índice NASDAQ-100, nos últimos 10 anos, teve desempenho superior a diversos outros índices populares do mercado americano, como por exemplo o S&P 500.

É importante mencionar que o mercado de ações oferece investimentos de renda variável, ok? Portanto, antes de investir, é necessário saber se este investimento dialoga com o seu perfil de investidor e com as suas estratégias.

De toda forma, para investir na Bolsa americada é necessário abrir uma conta em uma corretora de valores internacionais, como a Avenue, por exemplo.

Depois de abrir a sua conta, você pode acessar os ativos negociados na NASDAQ e também na NYSE, que é a Bolsa de Valores de Nova York.

Para que servem os indicadores financeiros?

Os índices financeiros, como o NASDAQ-100 e Ibovespa, servem para que você invista com base no comportamento dos ativos. Eles nos indicam como as ações funcionam durante determinados períodos de tempo.

Sabendo a respeito do comportamento dos ativos, é possível decidir se investir em determinada ação dialoga, ou não, com a sua estratégia de investimento.

O NASDAQ – 100 se tornou, ao longo do tempo, um dos mais importantes indicadores do mercado financeiro internacional. Ele está diretamente relacionado ao mercado dos Estados Únicos e compõe a NASDAQ, que é a segunda maior Bolsa dos EUA.

Portanto, acompanhá-lo antes de fazer investimentos internacionais, mesmo que seja através de BDRs – Brazilian Depositary Receipt – é muito importante!

Se o texto te ajudou, ele também pode auxiliar os seus amigos e familiares. Por

Em Alta

Aguarde…

0