MOAT: Entenda o que significa e como ele pode te ajudar nos investimentos

O moat ajuda a proteger o investidor de negociações arriscadas. Entenda como funciona

O moat, ou fosso econômico, consiste em proteger o investidor de negociações arriscadas e ajuda a analisar de forma meticulosa o investimento. Leia o texto abaixo para compreender mais sobre o moat.

Um conceito muito interessante atualmente no mundo das finanças é o termo moat. Essa idéia foi criada por Warren Buffett, um mega investidor e atual CEO da Berkshire Hathaway, uma das mais valiosas companhias de capital aberto.

A visão de mercado de Buffett é acompanhada por acionistas do mundo todo e sua forma de investir está ligada a estratégias que ajudam a analisar ações negociadas na bolsa de valores.a

O que é moat e por que ele é um diferencial tão importante?

O moat, ou fosso econômico, apareceu no mercado como ferramenta para analisar oportunidades de aplicações financeiras.

Esse termo é uma abordagem onde se tem uma vantagem competitiva entre uma empresa e as outras demais concorrentes que atuam no mesmo setor.

Uma característica marcante de um fosso econômico é a capacidade de estabelecer uma política de precificação de produtos que seja diferenciada. É estabelecida uma ‘’vantagem competitiva’’ de sua empresa sobre as demais que atuam no mesmo setor. Vantagem essa, que deriva de uma ou mais táticas de negócios que permitem a empresa gerar lucros acima da média do seu mercado de atuação.

Apesar de que sempre haverá riscos quando se trata de investimentos, essa abordagem prevê algumas vantagens.

Vantagens do moat que fazem a sua empresa se destacar

Vantagem de escala: Algumas empresas de grande porte conseguem comprar de seus fornecedores, serviços ou produtos com valores bem abaixo em comparação ao resto do mercado, devido à sua grande demanda.

Ativos intangíveis: Marcas valiosas fazem a diferença no quesito de atrair os clientes e de precificar alto, o que será vantajoso para a empresa.

Custo de troca: Acontece na impossibilidade de um cliente querer trocar um determinado produto de uma marca por outro de outra marca, pois ao realizar essa troca o cliente teria passaria por um transtorno.

Dessa forma, é muito comum vermos empresas que desfrutam de fossos econômicos apresentarem de um sólido desempenho financeiro. Ou seja, quanto maior o moat, mais sustentável torna-se o negócio a longo prazo.

Como funcionam as aplicações na Bolsa utilizando o Moat?

Essa abordagem tem uma vantagem competitiva que lhe permite proteger a viabilidade a longo prazo de seus lucros. Ao empregar essa técnica, você conseguirá manter suas transações de mercado selecionando os papéis das empresas mais competitivas na expectativa de ganhar mais dinheiro.

Ou seja, a ideia por trás de qualquer aplicação é encontrar papéis que são valorizadas na bolsa de valores e que são vendidas a preços específicos.

Portanto, essa conduta faz com que os ativos sejam subtraídos e se for utilizado o   fosso econômico, a propensão a atingir resultados positivos é bem maior.

Como o moat pode orientar o acionista?

O moat é importantíssimo no momento de estabelecer o caminho das transações. Dominar e saber aplicar esse método vai te auxiliar a investir nas ações certas e você terá uma boa perspectiva do retorno financeiro a curto e longo prazo. A tendência é obter uma boa lucratividade, e quem sabe, uma maneira de compor renda passiva.

Entendendo como o moat funciona, é hora de encontrar empresas que atendam às regras desse método: é importante ficar atento às empresas que estão mais presentes neste mercado e que oferecem conhecimento, experiências e serviços diferenciados. Esse tipo de negócio é bastante utilizado nos Estados Unidos, devido ao tamanho de sua economia.

Estratégia Buffett de investimento

Dono dos maiores retornos financeiros do mercado, Warren Buffett se tornou referência no assunto devido ao sucesso de seus investimentos. Ele deu 3 dicas para aqueles que querem se destacar nesse mercado:

  1. Preço é o que você paga, valor é o que você recebe.
  2.  Jamais investir em algo que você não entende.
  3. Ao lidar com o mercado financeiro, ter estratégia é fundamental para obter sucesso.

O termo moat é apenas um dos – muitos – pilares na arte de investir, segundo Buffett. Além disso, você deve adquirir conhecimentos de mercado pelos livros indicados por ele, ler cartas divulgadas de tempos em tempos pela sua empresa para os acionistas.

Conferindo esses conteúdos, você certamente irá aprender estratégias de holding que são utilizados para atingir lucros que chegam a ultrapassar os 20%. É importante lembrar que a base do sucesso e da segurança no mundo dos investimentos, é o conhecimento e a eterna busca de continuamente aprimorá-los.

Para finalizar, ter noção do seu perfil de investidor é mais importante que seguir o estilo Buffett, tanto para alavancar a sua carreira quanto para aumentar o seu poder econômico. O segundo virá com o tempo e a experiência.

Em Alta

Aguarde…

0