Onde investir 1000 Reais: 5 dicas poderosas de investimentos

Quem entra no mundo dos investimentos, normalmente, fica em dúvida por onde começar. Isso é normal, uma vez que existe uma infinidade de opções e muito a ser aprendido. Mas, uma coisa é certa: se você deseja crescer, está no caminho certo! Quer saber, por exemplo, onde investir 1000 Reais? Vamos te mostrar as melhores alternativas neste artigo!

Começar a investir com essa quantia é comum entre os “novatos”. Como investir é algo arriscado em sua maioria das vezes, muitos sentem medo de perder dinheiro e não sabem, muito bem, o que fazer – vulgo, onde investir. 

Quais investimentos dão mais dinheiro? Como aplicar a quantia de forma inteligente? Estas são algumas das dúvidas que pairam sobre os novos investidores. Uma vez com as contas em dia e a estabilidade financeira conquistada, chegou a hora de investir para aumentar o patrimônio.

Portanto, baseados na quantia de 1000 Reais, queremos te passar as melhores dicas de investimentos para iniciantes. Isso, claro, de acordo com o seu perfil de investidor. Quer saber o que fazer, exatamente, com a grana que você guardou para investir? Então, vem com a gente!

Onde investir 1000 Reais – Pense antes de fazer

O primeiro passo de quem quer começar a investir deve ser encontrar o seu perfil de investidor. Trata-se de uma análise que mede a disposição que você tem para riscos, assim como a sede que tem para ganhos.

A partir do momento em que você identifica o seu perfil de investidor, fica mais fácil saber onde investir. É que cada aplicação tem um objetivo que dialoga, ou não, com as suas metas a longo prazo, como investidor.

Três fatores devem ser considerados na hora de identificar o nosso perfil de investidor. São eles: segurança, liquidez e rentabilidade. Só depois disso, é possível definir onde investir 1000 Reais.

De acordo com a Anbima, a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais, existem três principais perfis de investidores. O Conservador tolera menos riscos, o Moderado se arrisca um pouco mais, e o Agressivo ou arrojado não tem medo das perdas e foca nos lucros. Você pode estudar sobre o tema na íntegra clicando aqui.

Melhores alternativas para investir 1000 Reais

Sim, R$ 1000 é uma quantia até alta. Portanto, você está certo em tirar as suas dúvidas e buscar conhecimento sobre o mundo dos investimentos antes de sair investindo no “ativo da moda”.

Abaixo, confira 5 opções de bons e acessíveis investimentos, e decida melhor onde investir os seus 1000 Reais.         

LCI e LCA

LCI e LCA são investimentos de renda fixa. Isso quer dizer que eles oferecem menos riscos e mais segurança, apesar de uma menor rentabilidade. É o tipo de investimento normalmente realizado por investidores de perfil conservador.

São as Letras de Crédito. O investidor empresta dinheiro ao banco para que ele invista em agronegócio, no caso da LCA, ou no setor imobiliário, no caso da LCI. Por sua vez, ele te paga de volta com juros dentro de um determinado período.

Os títulos não são do Governo, mas estão assegurados pelo Fundo Garantidor de Crédito. Portanto, você fica tranquilo, sabendo que o seu dinheiro está seguro.

Tesouro Direto

Investir 1000 Reais no Tesouro Direto, para quem está começando agora, é uma ótima opção. O investimento, assim como os anteriores, é de renda fixa e tem segurança e lucros previsíveis.

Se tratando de Tesouro Direto, existem rentabilidades (lucros) de tipos diferentes. O retorno prefixado, por exemplo, tem como base de cálculo um percentual fixo.

O pós-fixado segue algum indicador do mercado, como a taxa DI ou Selic. Já o retorno híbrido, combina os dois anteriores: é composto por uma taxa fixa acrescida da variação da inflação.

CDB

CDB é a sigla para Certificado de Depósito Bancário. Este investimento também é de renda fixa, no entanto, mais associado ao perfil de investidor moderado. Pode ser uma boa para investir os seus primeiros 1000 Reais.

Você empresta dinheiro ao banco e ele te devolve com juros. Esta aplicação é uma das mais populares, já que os bancos facilitam o investimento. Dá para começar com menos, mas pensando em onde investir 1000 Reais, é uma das primeiras opções para os investidores.

Ações

homem investindo 1000 reais em ações

Ações é um investimento de renda variável. Por isso, é mais indicado para investidores de perfil arrojado, que já possuem uma reserva de emergência e grande tolerância a perdas de patrimônio – leia-se: dinheiro.

A principal vantagem de investir em ações está na rentabilidade que elas proporcionam. Com o tempo, elas se tornam boas fontes de renda passiva, gerando melhores retornos do que os demais investimentos.

Fundos de investimento

Existem diversos tipos de fundos de investimento. Eles são uma boa opção porque quem gere tudo é um agente especializado. Ou seja: você estará confiando o seu investimento a alguém que entende muito mais do assunto.

Logo, se você ainda não sabe onde investir 1000 Reais, os fundos de investimento são uma boa opção. Enquanto você estuda para investir cada vez melhor, um especialista te leva até a sua meta.

Quer aprender mais sobre investimentos? Aqui no blog tem um leque enorme de artigos prontos para te ajudar a tirar diversas dúvidas sobre o assunto. Basta acessar a aba Investimento e conferir nossos conteúdos exclusivos!

Em Alta

Aguarde…

0