Você já sabe: existem muitas formas de investir o seu dinheiro. Uma delas é o swing trade, algo que está mais próximo do day trade do que outros investimentos, mas não, não é a mesma coisa!
Independentemente das diferentes formas de investir na Bolsa de Valores, o prazo sempre será um fator de extrema importância. No Day Trade, por exemplo, ações são vendidas e compradas no mesmo dia.
O Swing Trade é uma alternativa para aqueles que focam no curto ou médio prazo, mas não querem fazer compra e venda no mesmo dia. É que esse tipo de operação não costuma demorar mais do que algumas semanas.
Pronto para conferir o que é e quais são as grandes vantagens do Swing Trade? Então, fique com a gente até o final deste artigo e descubra tudo sobre essa forma de investir. Confira!
O que é Swing Trade?
O Swing Trade pode ser explicado como uma operação de compra e venda de ações focado no curto prazo. Normalmente, o investimento costuma durar uma média de 2 dias, mas pode chegar a algumas semanas.
Da mesma forma que quem faz Day Trade é chamado de Day Trader, quem opera no Swing Trade leva o nome de Swing Trader!
O objetivo desses investidores é tomar proveito das oscilações que acontecem no preço dos ativos dentro de determinado período. Eles compram as ações e aguardam que as mesmas sofram valorização dentro de alguns dias!
Assim, lucra-se vendendo o mesmo ativo por um preço maior do que o que se comprou. E não precisam aguardar meses ou anos, como em um investimento de longo prazo!
E como ele funciona?

Ganhar dinheiro com Swing Trade pode parecer fácil vendo de fora. Mas, só quem pratica sabe que é preciso estar super por dentro das tendências do mercado para conseguir lucrar.
É necessário, antes de tudo, identificar ativos financeiros na Bolsa de Valores que provavelmente irão valorizar dentro de alguns dias. Ou, até mesmo, algumas semanas!
Para saber como enxergar estes ativos, é preciso entender de análise técnica! Ou seja: saber ler os gráficos de histórico de preços dos ativos e analisar o comportamento deles – quando aconteceram as altas e baixas.
Portanto, não se engane! Nenhum tipo de investimento, na verdade, tem a capacidade de te enriquecer do dia para a noite. Antes de tudo, é preciso estudar bastante, ter um amplo conhecimento em investimentos, ter uma reserva financeira e também entender sobre educação financeira.
Quais são as vantagens do Swing Trade?
A grande vantagem do Swing Trade são todas em comparação ao Day Trade, que é a operação que mais se assimila a esta.
O Swing Trade exige menos dedicação do investidor. Um Swing Trader pode, por exemplo, conciliar suas análises e estudos com outras atividades.
Ter mais prazo para fazer a compra ou venda permite com que você perceba as tendências de alta nos ativos mais nitidamente. Isso, investidor, vai te dar mais margem para assertividade.
E a última vantagem é que o custo do Swing Trade é menor do que o do Day Trade. Cada operação dentro da Bolsa de Valores tem um custo, certo?
Quando você é Day Trader, você irá pagar por estes custos diariamente. O Swing Trader, não! Como as operações demoram mais um pouco para acontecer, ele não tem custos diários com elas.
Quais são os riscos?
Todo investimento é passivo de riscos, e com o Swing Trade não seria diferente. Bolsa de valores é considerado um investimento de renda variável, indicado para investidores de perfil moderado a agressivo.
Às vezes, pode acontecer de a tendência de mercado que você analisou, não acontecer! E o seu ativo, em vez de valorizar, entrar em queda! Isso é normal.
Você pode perder dinheiro, e é por isso que esse tipo de investimento é para quem sabe o risco. Antes de começar a investir em swing trade, é necessário construir uma reserva de emergência. A gente te ajuda a fazer isso aqui mesmo no blog! Clique no link e vá direto para o artigo.
Como operar com sucesso no Swing Trade?
Se você deseja se tornar um Swing Trader, recomendamos que você aprenda utilizar as ferramentas de ordem de compra stop loss e stop gain. Você vai utilizá-las no home broker para que uma operação seja automaticamente cancelada.
O stop loss é um mecanismo que pode limitar o prejuízo que você vai ter caso alguma ação venha a cair. Com ele, ao atingir um valor mínimo limite, a ação será automaticamente vendida para impedir mais perdas.
Já ó stop gain vai vender os papeis automaticamente sobre um limite de valorização – é justamente o contrário. Assim, você não precisa acompanhar as variações de preço sempre, garantindo lucros antes da queda do ativo.
Para operar com Swing Trade ou qualquer tipo de investimento da Bolsa, é necessário abrir uma conta em uma corretora de valores. `Portanto, este é o primeiro passo.
O segundo passo é estudar sobre investimentos aqui mesmo, no Blog CiClick. Na aba “Investimentos” você vai encontrar diversos artigos que irão ampliar os seus conhecimentos sobre o tema.
Gostou deste artigo? Então, não esquece de compartilhar com os seus amigos e familiares, através das redes sociais.