O que é Value Investing? Entenda o conceito na prática

Entenda como funciona, na prática, a filosofia desenvolvida por alguns dos maiores investidores da história

Para alcançar uma meta, uma das estratégias que devemos adotar é aprender com alguém que já chegou aonde a gente deseja estar. Nos investimentos, isso funciona muito bem! Value Investing é o nome dado à filosofia que investidores utilizam para achar as oportunidades mais quentes!

A partir dela, você poderá investir como alguns dos investidores mais bem sucedidos do mundo – já que irá aprender com eles. Se você curte o universo dos investimentos, com certeza, conhece nomes como Benjamin Graham e Warren Buffet. Ambos utilizaram o Value Investing!

Quer ficar por dentro da filosofia? Descobrir quais são os investidores que a seguem, como praticá-la e quais são os seus princípios? Saiba, então, que você está no lugar certo!

Continue com a gente para descobrir as estratégias utilizadas por alguns dos maiores investidores da história! Quando o assunto é investimento, conhecimento parece nunca ser demais. Preparado? Então, vamos em frente!

O que é Value Investing?

A palavra Value Investing, se traduzida do Inglês para o Português ao pé de letra, significaria “investimento em valor”! O conceito é, na verdade, uma metodologia onde os ativos do mercado são encarados e avaliados.

Em outras palavras, nesta estratégia de investimento a longo prazo, o objetivo é encontrar ações verdadeiramente valiosas. Estas ações, por sua vez, devem ser negociadas abaixo do seu valor natural.

Investidores adeptos da estratégia estão sempre em busca de bons ativos que estejam abaixo do seu preço de mercado. Depois de algum tempo, a maioria dessas ações tende a valorizar novamente.

Essas pessoas aguardam momentos de irracionalidade do mercado para investir! Nestes momentos, seja por pânico ou euforia, podem surgir diversas variações de preços a curto prazo – é claro que o investidor que pratica a filosofia do Value Investing está de olho nelas!

Por dentro da mente de um Value Investidor

Os value investors ou value investidores tiram vantagem da forma aleatória com a qual o mercado se movimenta. Isso, nem de longe, é algo ruim – trata-se apenas de uma estratégia inteligente para aumentar os lucros.

Ao mesmo tempo que o mercado se move de forma aleatória no curto prazo, a longo prazo ele costuma seguir fundamentos. Durante o período de oscilação, esses investidores conseguem comprar ações valiosas por preços bem mais baixos.

Mesmo quando os ativos atingem um bom valor de venda, os value investors continuam com eles. Afinal de contas, não faz sentido vender algo que você sabe que é valioso.

Abaixo, confira quais são os critérios mais observados por value investidores na hora de investir em uma empresa:

  • Controle de endividamento;
  • Força de vendas;
  • Força da marca;
  • Qualidade dos predutos;
  • Geração de receitas;
  • Ameaça da concorrência;
  • Qualidade da gestão;
  • Capacidade de adaptação e transformação;
  • Perenidade do negócio;
  • Análises de balanços, demonstrações de resultados;
  • Perspectiva de futuro;

5 grandes Value Investidores

Descobrimos se uma filosofia é eficiente quando ela ganha o apoio de grandes nomes da área. Dentro do mercado financeiro, a estratégia do Value Investing foi utilizada por incríveis investidores. Conheça-os abaixo!

1 – Warren Buffet

warren buffet

O líder da Berkshire Hathaway é considerado o maior investidor que já existiu.  Ele foi autor de diversos livros a respeito do tema! É impossível aprender a investir sem que se passe por diversos de seus ensinamentos.

2 – Benjamin Graham

Autor de grandes livros acerca da importância do investimento ao longo prazo e da análise fundamentalista de ações, Graham foi o primeiro a desenvolver uma ideia sobre Value Investing.

3 – Peter Lynch

Peter Lynch é um investidor lendário, que escreveu diversos livros sobre o mercado de investimentos. Ele utilizava as filosofias de Value Investing e Growth Investing.

4 – Charlie Munger

Charlie Munger erá sócio do primeiro investidor desta lista, Warren Buffet. Ele é, na verdade, autor do check list da prática do Value Investing.

De acordo com Munger, um value investidor deve ter as seguintes características: humildade intelectual, risco, preparação, independência, alocação, paciência, determinação, mudança, foco e rigor analítico.

5 – Luis Barsi Filho

luis barsi filho

Você, certamente, já ouviu o nome de um dos mais antigos investidores brasileiros. Luis Barsi era inteligente e focava no longo prazo. Por isso, era também um adepto da filosofia do Value Investing!

 Livros que você precisa ler sobre Value Investing

Abaixo, confira uma lista com 5 livros que podem te ajudar a estudar e aplicar a filosofia do Value Investing na hora de investir!

  1. Investindo em ações no longo prazo, de Jeremy Siegel
  2. O investidor Inteligente, de Benjamin Graham
  3. Warren Buffet e a análise de balanços, de Marry Buffet e David Clark
  4. O Jeito Warren Buffet de investir, de Robert G Hagstrom
  5. Investimento em valor: de Graham a Buffett e além – Bruce Greenwald

Este artigo foi útil para você? Então, não esquece de compartilhar o conteúdo com os seus amigos e familiares, nas suas redes sociais!

Em Alta

Aguarde…

0