Como viver de dividendos mensais: Aprenda agora

Quem nunca sonhou em viver de dividendos? Nada como um cenário onde você ganha dinheiro todos os meses sem precisar trabalhar para isso.

Muitos te dirão que é impossível, mas nós não! A gente sabe que dá para fazer desse sonho uma realidade, investindo em ações!

Existem diversas empresas famosas por pagarem bons dividendos aos seus acionistas. Claro que isso não vem do dia pra noite, não é? O investidor precisa de muita disciplina e determinação.

Se você deseja saber como viver de dividendos, está no lugar certo. Neste artigo, vamos te dar as melhores dicas para você começar. Preparado? Então vamos!

Mas afinal, o que são dividendos?

Vamos descomplicar, imaginando a seguinte situação: você investe seu dinheiro e, todo mês, recebe uma parte dos lucros desses investimentos na sua conta corrente. Parece bom, não é mesmo? Essa é a ideia de viver de dividendos.

Os dividendos são, simplesmente, uma parte do lucro líquido de uma empresa que é distribuída entre os acionistas – pessoas que compraram suas ações.

Quando uma empresa de capital aberto tem lucro, ela é obrigada por lei a destinar pelo menos 25% desse lucro para seus acionistas. Ou seja, se você possui ações de uma empresa, também tem direito a uma fatia desse bolo!

Como receber dividendos?

Para receber dividendos, você precisa comprar ações na bolsa de valores. Ao adquirir ações de uma empresa, você se torna um acionista.

Quando a empresa registra lucro líquido, ela distribui uma parte desse lucro entre todos os acionistas, de forma justa e igualitária. E sabe o que é legal? Essa dinâmica também acontece com fundos imobiliários!

Então, se você quer uma renda extra e busca uma forma de fazer seu dinheiro trabalhar, viver de dividendos pode ser uma ótima opção.

Claro, é importante estudar e entender o mercado antes de investir, mas não precisa se assustar. Com o tempo, todo mundo aprende os termos e estratégias.

Vantagens de receber dividendos

A primeira grande vantagem de viver de dividendos é conquistar a tão desejada liberdade financeira. Quando sua renda mensal vem dos seus investimentos, você ganha o poder de tomar decisões ousadas.

Você poderá, por exemplo, pedir demissão daquele emprego que não te faz feliz! Arriscar em um novo negócio sem se preocupar com a instabilidade financeira te parece uma boa ideia? Conquistar tempo para você, sua família e até mesmo para aquelas merecidas férias podem se tornar realidade!

Outra grande vantagem é a renda passiva. Isso significa que seu dinheiro começa a trabalhar para você. Enquanto aproveita a vida, seus investimentos geram retorno de forma constante e consistente. É como ter um exército de pequenos trabalhadores financeiros que cuidam do seu bolso.

E tem mais! Tanto os dividendos de ações quanto de fundos imobiliários, atualmente, são isentos de Imposto de Renda. Isso significa que você pode saborear os lucros sem se preocupar em pagar uma parte para o Leão. É um bônus para você aproveitar ainda mais os frutos dos seus investimentos.

5 tipos de ações para receber dividendo todos os meses

Aqui estão cinco ações que você pode considerar para receber dividendos mensais:

Fundos imobiliários

Os fundos imobiliários, também conhecidos como FIIs, são uma excelente opção para investidores que desejam receber dividendos mensais. Isso porque os FIIs investem em imóveis comerciais e recebem aluguéis dos inquilinos. Em seguida, eles distribuem uma parte desses aluguéis aos seus acionistas. Algumas FIIs que distribuem dividendos são: HGLG11, RNGO11 e KNRI11.

Bancos e instituições financeiras

Os bancos são empresas que distribuem dividendos regularmente, e muitos deles pagam dividendos todos os meses. Banco do Brasil (BBAS3) e Bradesco (BBDC4) são bons exemplos de bancos que pagam dividendos.

Energia elétrica

As empresas de energia elétrica são conhecidas por serem boas pagadoras de dividendos, especialmente as que operam no setor de distribuição de energia. Cemig (CMIG4) e Taesa (TAEE11) são algumas empresas que você pode apostar.

Telecomunicações

As empresas de telecomunicações também são conhecidas por pagarem bons dividendos. A Oi (OIBR3) é um exemplo de empresa que remunera mensalmente.

Infraestrutura

Companhias que atuam no setor de infraestrutura, como as que atuam em concessões rodoviárias, também podem ser boas opções para receber dividendos todos os meses. CCR (CCRO3) é uma empresa desse setor que paga dividendos aos seus acionistas mensalmente.

É importante lembrar que a escolha de ações para receber dividendos mensais não deve ser baseada apenas na rentabilidade dos dividendos.

É necessário avaliar a saúde financeira das empresas, sua capacidade de geração de caixa, perspectivas de crescimento e outros fatores importantes para a tomada de decisão.

Agora, você já está com a faca o queijo na mão. Então mãos à obra com o seu plano de ações, ok? 

Não esquece de deixar o seu comentário pra gente falando o que achou, e de compartilhar este conteúdo com os seus amigos e familiares em suas redes sociais!

Em Alta

Aguarde…

0