Tipos de ações na Bolsa de Valores: Entenda as diferenças

Na Bolsa de Valores existem diferentes tipos de ações. Descubra quais são elas e o que as diferencias para investir melhor

As ações são um dos principais ativos do mercado financeiro. Mas, quem ainda é novo no universo dos investimentos costuma ter dúvidas sobre os tipos de ações existentes na Bolsa de Valores. É o seu caso? Então, fique tranquilo, pois vamos esclarecer todas as suas dúvidas sobre o assunto ao longo deste artigo!

O mercado financeiro movimenta milhares de ações todos os dias. Para quem não sabe, investir em ações é o mesmo que tomar para si uma pequena parte de uma empresa de capital aberto.

Esse investimento faz de você sócio da empresa. Enquanto sócio, você tem direito aos lucros do empreendimentos. É assim que vem o retorno financeiro das ações!

Para investir de forma assertiva, com foco no seu objetivo, conhecer os diferentes tipos de ações na Bolsa é fundamental. Portanto, fique atento aos próximo tópicos para aprimorar o seu conhecimento na área agora mesmo. Boa leitura!

Anúncios


O que é uma ação?

Uma ação é uma pequena parte de uma empresa. Quando a empresa é classificada como uma Sociedade Anônima de Capital Aberto, costuma vender as suas ações na Bolsa de Valores.

As empresas fazem isso para conseguir mais dinheiro. Assim, elas vão se expandindo, continuando os negócios e crescendo cada vez mais.  

Portanto, quando você compra uma ação, automaticamente se torna um sócio.

Ações são investimentos de risco. As suas quedas e altas dependem de diversos fatores. Por isso, existem duas recomendações básicas para quem deseja iniciar com as ações.

A primeira: esteja ciente do seu perfil de investidor. A segunda é ter uma reserva de emergência, que lhe garanta pelo menos 6 meses de contas pagas.

Anúncios


Ações e o conceito de volatilidade

conhecendo os tipos de ações existentes

A Bolsa de Valores é um ambiente extremamente volátil. Isso significa que tudo dentro dela está sempre subindo ou descendo. Ações são ótimos investimentos, que podem garantir bons retornos, mas também riscos!

Você sabe o que é volatilidade? Se não, preste bem atenção, pois vamos te explicar agora.

Anúncios


Volatidade é a medida que aponta a intensidade e, também, a frequência das oscilações nos preços de uma ação em um certo período de tempo. É ela que torna possível identificar os riscos de escolher determinado ativo, ou até mesmo a capacidade dele em trazer bons rendimentos.

É através da volatilidade que você, como investidor, poderá ter uma ideia da variação de preços nas ações que comprar. Por isso, antes de começar a investir em ações, é de extrema importância estar ciente do seu perfil de investidor.

Mas, isso é fácil de resolver. Todas as corretoras de valores fazem testes para identificar qual é o seu perfil. Normalmente, elas também indicam quais são as ações e os investimentos mais adequados para você.

No entanto, não se esqueça da importância de adquirir conhecimento para poder agir por si próprio.

Anúncios


Que tipos de ações existem?

o que é uma ação

O bom investidor sabe bem: Para dar o primeiro passo corajoso em direção à Bolsa de Valores, é preciso antes levar em consideração uma série de fatores.

Entender quais são as ações que se encaixam melhor em seu perfil de investidor é um dos mais importantes. Afinal de contas, como você vai atingir os seus objetivos investindo nas ações erradas?

Dito isto, saiba que existem 3 diferentes tipos de ações na Bolsa. São elas: as ações ordinárias, também chamadas de ON, as ações preferenciais, conhecidas como PN, e as Units.

Ações ordinárias

Quem compra ações ordinárias ganha participações nos lucros das empresas, pelos dividendos. Esses investidores podem participar de poucas decisões da empresa.

Anúncios


Esse tipo de ação dá direito a voto nas assembleias dos acionistas. No entanto, grandes investidores ou grandes acionistas têm mais poder nesses momentos.

Na Bolsa de Valores, esse tipo de ação é representado pelo número três no final. Após a nomenclatura, vem o número. Utilizaremos como exemplo a VALE3, da Vale.

Ações preferenciais

As ações preferenciais dão prioridade ao investidor na hora de receber os lucros e de reembolso, caso a empresa venha a falir.

Essas são as duas vantagens que tornam as ações preferenciais valiosas. No entanto, existem as que dão direito a votos em assembleias, e as que não.

As ações preferenciais podem ser de classe A ou Classe B. No caso das chamadas classe A, representadas pelo número 5, há o pagamento mínimo de dividendos. As de classe B, representadas pelo número 6, têm o valor deste pagamento pré-estabelecido.

Na Bolsa de Valores, podemos identificar as ações preferenciais através dos números 4, 5, 6, 7 e 8. Assim como nas ordinárias, o número vem após as letras. Usaremos como exemplo a PETR4, da Petrobrás.

Units

Units nada mais é do que um conjunto de ações! Misturadas entre ordinárias e preferenciais, são o combo perfeito para quem deseja ter os dois tipos de ações em um único grupo de ativos.

Anúncios


Essa espécie de “pacote” garante às empresas as vendas de ambos os tipos de ações.

Na Bolsa de Valores, podemos conhecer as units através do número 11. Usaremos como exemplo a TIET11, da AES Tietê.

E aí, gostou de saber mais sobre os diferentes tipos de ações na Bolsa de Valores? Não esquece de enviar este artigo para aquele seu amigo que começou a investir agora!

Fernanda Reis
Redatora formada em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, fotógrafa nas horas vagas e mãe da Aurora. Nascida e criada em Recife (PE). Em seus 28 anos de vida, sempre teve paixão por escrever e um interesse especial pelas áreas de Economia e Finanças.

Artigos Relacionados

Em Alta

Aguarde…

0