Comprar ou alugar um imóvel em 2021? Saiba o que é melhor!

A recente redução dos juros, especialmente da taxa Selic, aqueceu o coração de quem deseja investir em imóveis. Mas, para fazer um bom negócio é preciso olhar mais a fundo o mercado: afinal, é melhor comprar ou alugar um imóvel em 2021? Neste artigo, a gente te mostra a opção mais vantajosa!

Primeiramente, saiba que a procura por imóveis no começo do ano é maior. Com esperanças renovadas pela virada de ano, muitos brasileiros vão em busca da casa própria. Ter um lar para chamar de seu ainda é o sonho número 1 de muita gente!

Anúncios


No entanto, também é normal essa “empolgação” esbarrar no medo fazer a escolha errada. Isso porque, no final das contas, ninguém quer perder dinheiro, não é mesmo?

Se identificou? Então, fique tranquilo, pois vamos te ajudar! Ao final deste artigo, você conhecerá as previsões do setor imobiliário para 2021! Assim, será mais fácil decidir qual melhor negocio para você. Confira!

Por que prestar atenção à Selic?

A taxa Selic é a taxa mais básica de juros dentro da nossa economia. Por isso, a sua importância é fundamental. E não apenas para quem investe na bolsa de valores ou na renda fixa, mas também para quem pensa em comprar algum bem de valor!

Anúncios


Por ter relação com o nosso cotidiano, a taxa Selic impacta a rotina dos brasileiros de várias maneiras!

Primeiramente, ela influencia as taxas de juros vinculadas aos financiamentos e empréstimos. Além disso, também impacta a rentabilidade dos investimentos, bem como influencia no recuo ou avanço da nossa economia de forma geral.

Anúncios


A redução da taxa para 2%, em setembro do ano passado, tornou os investimentos imobiliários mais rentáveis. Mas, voltamos à pergunta principal: com a taxa mais baixa, comprar se tornou mais vantajoso do que alugar? Ou alugar é a melhor opção?

Anúncios


Setor Imobiliário em 2021

miniatura de casa sobre um teclado

Como mencionamos acima, a Selic tem ligação direta com a porcentagem de juros que será aplicada nos empréstimos concedidos pelos bancos em aplicações de título público federal.

Quando ela diminui, é esperado que o cidadão se incline para o consumo. Ou seja, ela aquece um pouco mais a economia, já que muitos decidem comprar bens de alto valor.

É por isso que é esperado o aumento da procura e compra de imóveis, por exemplo. Isso aponta que o momento da economia está muito favorável para a aquisição de imóveis, tanto à vista quanto financiados.

Anúncios


Logo, se você está em dúvida sé é melhor comprar ou alugar um imóvel em 2021, fique sabendo que este é o melhor momento da economia para investir no setor.

Além disso, incorporadoras e construtoras já devem estar lançando novas ofertas e oportunidades! E a grande procura por imóveis também provoca outro efeito positivo no mercado: facilidades para pagamento e financiamento do bem.

Agora, confira a baixo alguns motivos pelo qual comprar um imóvel torna-se mais vantajoso do que alugar!

Baixa Taxa Selic

Bem, como mencionamos ao longo do texto, este é um ótimo momento para adquirir o seu imóvel por conta da baixa na taxa Selic.

Anúncios


Para você ter uma ideia: em 2015, a taxa, que hoje está em 2% ao ano, atingiu 14,25% ao ano! Portanto, a taxa baixíssima garante os menores juros do mercado para financiamentos em 2021.

Então, tenha em mente o seguinte: a taxa básica de juros afeta a cobrança de tributo dos financiamentos. Se ela está na maior baixa da história, também se torna o momento mais propício para comprar o seu imóvel, seja a vista ou financiado.

Melhores valores do mercado

Como a Selic teve queda, a tendência é que haja muito mais investimentos no setor imobiliário. Em contrapartida, os valores dos imóveis automaticamente se tornarão mais atrativos!

Anúncios


Espera-se que, neste ano, os preços sejam mais competitivos. Além disso, a burocracia também deve diminuir. Isso é o que aponta um levantamento feito pela Associação Brasileira das Incorporadoras Imobiliárias, a ABRAINC.

Em outras palavras, temos um bom cenário para investir em imóveis. A hora é agora!

Investimento seguro

A aquisição de um imóvel é um investimento seguro. Isso porque aplicações em ações e fundos são mais voláteis, ou seja, sofrem as oscilações do mercado financeiro!

Anúncios


Já os investimentos do setor de imóveis não sofrem tanto. Mesmo com baixa no mercado, o seu valor continua investido. É por isso que aplicações no setor imobiliário são a cara dos investidores de perfil conservador.

Escolha bem o seu imóvel e a localização do mesmo, e tenha certeza de que está comprando um produto com boa infraestrutura. Dessa forma, você minimiza ainda mais os riscos.

Constante valorização

Quando você compra um imóvel, está escolhendo a valorização do seu dinheiro. Já ao alugar, você está custeando, mensalmente, um espaço que não te pertence e não te trará nenhum rendimento em termos de monetização.

Quanto maior a procura por imóveis, maior a valorização dos mesmos. Se a sua preocupação é não querer viver muito tempo em determinado local, você pode olhar para esta compra como um investimento. 

Anúncios


Geração ou aumento do seu patrimônio

Se você analisar que a sua compra irá te gerar valor, não restam mais dúvidas acerca de comprar ou alugar. Quando você compra, você aumenta o seu patrimônio e, consequentemente, o seu poder de compra.

E aí, te ajudamos a decidir se é melhor comprar ou alugar um imóvel em 2021? Confira outros artigos relevantes sobre investimentos em nosso blog!

Fernanda Reis
Redatora formada em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, fotógrafa nas horas vagas e mãe da Aurora. Nascida e criada em Recife (PE). Em seus 28 anos de vida, sempre teve paixão por escrever e um interesse especial pelas áreas de Economia e Finanças.

Artigos Relacionados

Em Alta

Aguarde…

0