Descubra a melhor forma de financiar o seu carro novo!

O sonho de qualquer brasileiro é possuir um carro novo, contudo, nos últimos tempos tem sido cada vez mais difícil financiar um veículo. Esse processo de impedimento é impulsionado por vários fatores, um deles é a crise econômica e o outro, bem mais contundente, é o crescente número de inadimplentes no mercado financeiro brasileiro.

Anúncios


Dessa forma, as instituições financeiras buscam mais segurança na concessão de crédito facilitado para o contrair de bens duráveis – habitação, automóveis, entre outros. Nesse cenário, elaboramos esse artigo para te ajudar a conquistar seu financiamento e seu carro novo.

Vamos lá!

Sobre o financiamento

Primeiramente, o financiamento é uma modalidade de crédito financeiro ofertado pelas instituições bancárias ou corretoras de financiamento para aquisição de bens duráveis, com concessão facilitada desde a assinatura do contrato.

Para ilustrar e facilitar o seu entendimento imagine a seguinte situação: você quer comprar um carro no valor de R$ 90.000,00, porém, não tem essa quantia toda disponível. Assim, neste caso, recorre ao financiamento contraindo crédito com uma financeira ou banco para o valor total ou parcial do bem.

Anúncios


A maioria das instituições financeiras liberam uma estimativa de valor em torno de 80% ou até 100% do bem sugerido, contudo, o consumidor deverá atentar as regras e a aplicação das taxas e tarifas sobre o serviço contratado.

Quais as vantagens de financiar a compra de um carro novo?

Anúncios


Como dito anteriormente, você não precisará desembolsar o valor do bem, seja o total ou parcial, na hora da compra. O valor ofertado a concessionárias é pago pelo banco ou financeira, você apenas tem a obrigação no pagamento das parcelas com essas instituições.

No financiamento a vantagem é conseguir o bem de imediato após a assinatura do contrato, o que não ocorre em outros tipos de crédito – por exemplo, no consórcio. No consórcio o cliente tem de pagar as parcelas e esperar ser contemplado em sorteio ou efetuar um lance alto para conseguir a carta de crédito, ou, por fim, aguardar o final da ordem e adquirir o seu bem.

Anúncios


O que é preciso para financiar um carro novo?

Para te orientar a conquistar seu carro novo por meio de um financiamento vamos listar quais os principais pontos e exigências.

Primeiro ponto – ser adimplente!

A princípio existem algumas regras a serem seguidas para conquistar a aprovação do financiamento para veículos, uma delas é ser adimplente. Não ter o nome ou CPF incluso como inadimplente no banco de dados dos órgãos de proteção ao crédito, Serasa, SPC, Boa Vista, entre outros, por exemplo.

Ou seja, ter o nome limpo no mercado financeiro. Dessa forma, antes de buscar contrair crédito – como o financiamento, é necessário buscar informações sobre sua situação cadastral, para isso existe o site dos órgãos de proteção ao crédito, caso tenha restrições, renegocie sua dívida.

Anúncios


Segundo ponto – Fator idade mínima e máxima

Se você achou estranho não se preocupe, é normal. Muitos não sabem, contudo, a liberação de crédito parcelado – na modalidade empréstimos, financiamentos, entre outros, seguem esse critério.  É a garantia do recebimento do valor concedido, por isso estipulam a idade mínima em 18 anos e a máxima em 70 anos.

Apesar da regra para idade mínima, sendo pouco provável a aprovação dos financiamentos para consumidores com menos de 20 anos, sendo exigida a apresentação de um avalista, a regra também se aplica para os que possuem 70 anos.

Terceiro ponto – Fator renda

O financiamento do primeiro carro é sempre mais complicado e isso acaba sendo pior quando não se tem qualquer ligação financeira com a instituição do fornecimento do crédito. Por isso, comprar renda é um dos principais pontos para a aprovação e liberação do financiamento.

Anúncios


Dessa forma, se você é um profissional formal, com carteira assinada, a apresentação do contracheque servirá como comprovante. Contudo, sendo autônomo, deverá fazê-lo por movimentação bancária. Por fim, os profissionais liberais, como por exemplo advogados, será preciso apresentar o decore.

Entretanto, comprovada a renda, o banco ou instituição financeira aprovará o financiamento com parcela de no máximo 30% da sua renda mensal.

Quarto ponto – Fator histórico de crédito

Acima citamos a importância de um bom relacionamento com a empresa que concederá seu financiamento, isso é muito importante. Se você possui atrasos com pagamentos ou com serviços bancários – por exemplo, o pagamento das faturas de seu cartão de crédito emitido pelo banco, com certeza, isso poderá te prejudicar.

Anúncios


E isso se estende para outras empresas, lembre-se que a instituição financeira faz uma análise de crédito baseada nos bancos de dados dos órgãos de proteção ao crédito e por isso mantenha saudável sua saúde financeira, ou seja, pague suas contas em dia. 

Quinto ponto – Fator entrada

Apresente uma boa proposta de entrada, faça uma estimativa de valor sobre o carro que quer adquirir. A partir desse valor imagine pelo menos 1/3 do valor – caso não consiga, poderá ser menor cerca de 20% do valor do bem, contudo, não deixe de apresentar uma boa entrada no financiamento.

A instituição vai entender que você pretende cumprir com seu compromisso de bom pagador e poderá liberar até uma margem maior no percentual no valor do bem.

Gostou do artigo? Compartilha com seus amigos, parentes e em suas redes sociais. Por fim, busque uma instituição financeira e contrate um financiamento para automóveis.

Anúncios


Artigos Relacionados

Em Alta

Aguarde…

0