Saiba como investir na Bolsa de Valores

Com tantas oportunidades de investimentos e pensamentos positivos para a melhoria da vida financeira, os brasileiros têm se mostrado ainda mais interessados no mercado de ações.

Contudo, saber investir com segurança, no momento e empresa certa, é sem dúvidas algo que exige conhecimento e expertise. Dessa forma, criamos esse artigo para ajudar aos novos investidores a encontrar o melhor caminho para investir na bolsa de valores.

Vamos lá!

Anúncios


Sobre a bolsa de valores

É um mercado organizado que por meio dele são negociadas ações de sociedade de capital aberto – sejam públicas ou privadas, além de valores imobiliários, entre outros.

De acordo com a história do mercado financeiro, os primeiros passos da bolsa de valores ocorreram ainda no império Romano, contudo, apenas em 1487 a palavra “bolsa” ganhou de fato um sentido comercial.

Em 1792 – na cidade de Nova York, surgiram os primeiros títulos de dívida pública negociáveis por uma Bolsa de valores, até os dias atuais, os títulos de dívidas públicas tem sido uma alavanca para o mercado financeiro proposto na bolsa de valores. 

Anúncios


Dessa forma, a Bolsa preserva elevados padrões éticos de negociação, divulgando – com rapidez, amplitude e detalhes – as operações realizadas.

Sobre as ações

Anúncios


Dadas como títulos que representam um pedaço da empresa negociada, as ações quando adquiridas tornam o comprador sócio da empresa, obtendo participação nos lucros. São comercializadas – compra e venda, diretamente pela empresa ou, ainda, por um home broker na Bolsa de valores.

Seus valores são determinados pelo mercado financeiro – contudo, os fatores determinantes desses valores são agregados a gestão da empresa que emite o título ou condições gerais da economia; por exemplo, a crise financeira.

Para ilustrar esse comportamento imagine o seguinte exemplo:

Anúncios


Uma startup de serviços bancários – fintech, compra um prédio com 100 andares e os coloca à venda, porém, o comprador não poderá utilizá-lo, pois a empresa irá continuar trabalhando neles.

Sendo você um dos compradores, com a valorização do prédio e da fintech, a revenda do bem saíra mais caro que sua primeira aquisição gerando lucro e rentabilidade no investimento.

Quais as vantagens de investir em ações?

Se você deseja constituir um patrimônio a longo prazo; investir em ações é a melhor opção e a mais rentável. As empresas acionárias tendem a crescer seguindo o fluxo de crescimento econômico do país e o global.

Anúncios


No Brasil o mercado de ações possui um alto prestígio, liquidez e rentabilidade, ou seja, o investidor possui a seu favor uma flexibilidade para tomadas de decisões na entrada e saída do mercado.

A compra e venda de ações no mercado da bolsa de valores é, ainda, um investimento positivo para quem deseja viver de renda passiva. Isso porque partes do lucro das empresas acionarias são distribuídos entre os acionistas e são isentos de imposto de renda.

Quais as formas de investir na Bolsa de valores?

Existem algumas formas para investir na bolsa de valores na compra ou venda de ações, por isso, iremos ilustrar algumas delas a seguir:

Anúncios


Fundos de investimentos

Nele o investidor faz aquisição de cotas de uma carteira de investimentos, montada por um gestor. Assim, o gestor dessa carteira é quem determinará a compra e venda dos ativos, prevendo os ganhos mais eficiente e lucrativos consoante com as políticas daquele fundo de investimento já preestabelecidas.

As vantagens em dispor investimentos nessa modalidade de carteira é que apesar do pequeno valor o lucro é maior que o investimento, isso ocorre porque os retornos na corretagem são diluídos entre os participantes.

Clube de investimentos

Podemos definir como um grupo de pessoas físicas reunidas com a intenção de realizar investimentos, semelhante ao fundo de investimento. Dessa forma, o clube de investimento possuí a vantagem na divisão dos gastos da corretagem entre seus participantes.

Anúncios


A formação desse grupo pode ser constituída por amigos, familiares ou até mesmo conhecidos, já que a sua principal finalidade é achar a melhor opção para lucrar e dividir os gastos para a obtenção do lucro.

O número de participantes para essa modalidade é de 3 até 50 membros, dentre as atividades efetuadas cerca de 67% é feita por ações, bônus de subscrição, debêntures conversíveis em ações de emissão de empresas abertas, comprovante de subscrição, cotas de fundos de índices de ações negociados em mercado organizado e comprovante de depósito em ação.

ETFs (Exchange Traded Funds)

Podemos definir como um pacote de ações – de uma mesma empresa, são fundos espelhados que possuem índices e cotas, e são negociadas em um local que possui a mesma estrutura que as ações.

Anúncios


A aquisição de um ETF é vantajosa porque possui um custo consideravelmente baixo é uma excelente diversificação sendo mais rentável que outras carteiras que seguem o índice BOVESPA. Gostou do artigo? Compartilha com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Por fim, busque mais informações sobre a compra e venda de ações e corra para investir.

Gostou do nosso conteúdo? Aproveite e compartilhe em suas redes sociais.

Artigos Relacionados

Em Alta

Aguarde…

0