Entenda por que o Score interfere na sua linha de crédito

No Brasil, segundo a Serasa S.A., somamos mais de 63 milhões de brasileiros endividados, isso em pesquisa divulgada em janeiro de 2020.

Dessa forma, as instituições firmaram um acordo na intenção de evitar o crescente número de inadimplentes no país, dessa forma; bancos, financeiras, varejista, comerciários e atacadistas criaram uma maneira de estabelecer o grau de risco que cada brasileiro representa ao endividamento.

Anúncios


Assim, o mecanismo de pontuação por risco de não cumprimento do contrato financeiro foi estabelecido e os brasileiros passaram as serem pontuado como baixo, médio e alto risco de inadimplência.

Quer descobrir mais sobre como funcional esse sistema de pontuação chamado Score?

Então, não tire seus olhos desse artigo, nós iremos dizer tudo sobre ele.

Vamos juntos!

Sobre o Score

Como adiantamos acima; o Score é uma ferramenta que determina sua pontuação diante da responsabilidade financeira para cumprimento de um contrato. Isso significa dizer que, o Score é um termômetro da sua capacidade e educação financeira.

Anúncios


O Score apresenta a sociedade financeira; banco, varejista, comerciantes, entre outras instituições, a seu raio x, a qual determina quem poderá ou não facilitar sua solicitação de crédito; cartão de crédito, empréstimo, financiamento, por exemplo.

O Score traz o seu histórico como consumidor, toda e qualquer fatura mensal, não apenas aquelas do cartão de crédito, mas todas que possuam seu CPF vinculada a ela, servirão como parâmetro de sua responsabilidade financeira.

Quais as vantagens de possuir o Score alto?

Anúncios


A primeira delas é: Ter suas solicitações de crédito aprovadas. Exatamente, por determinar sua reponsabilidade, o Score, é constantemente consultado pelas empresas de finanças, isso porque ele trabalha de forma contraria ao banco de dados para negativas, contudo, tem a mesma finalidade: evitar os irresponsáveis financeiramente contrair crédito.

A pontuação Score é permitida por lei?

Sim. Não existe qualquer ilegalidade se as instituições financeiras e bancárias determinarem quem pode ou não contrair crédito por seu histórico de pagamento e cumprimento contratual.

Anúncios


Como é classificado o Score?

Simples! O consumidor é considerado como baixo risco de inadimplência, médio ou alto.

Como é baseada a média do Score?

Esse número geralmente varia de acordo com a conduta do brasileiro, quanto maior o número de brasileiros endividados, mais rigorosa será a avaliação do consumidor diante do Score.

Qual é o valor e risco atribuído no Score do consumidor?

O Score, como antecipado; possui três níveis: baixo, médio e alto risco de inadimplência, sua pontuação, respectivamente, são; baixo risco 1000 pontos; médio risco 800 pontos a 500 pontos; alto risco 300 pontos a 0.

Dessa forma, quanto mais baixa for a sua pontuação mais alto é o nível de risco de inadimplência demonstrado por você a instituições. 

Anúncios


Quem tem acesso ao meu Score?

O Score é uma pontuação segura, por isso, apenas empresas cadastradas podem consultar o seu Score, não é qualquer pessoa que tenha acesso a essa informação.

Quais empresas disponibilizam o Score?

Assim, semelhante ao que acontece com os dados dos brasileiros negativados, o Score é monitorado e apresentados pelos órgãos de proteção de crédito como, por exemplo; Serasa, SPC, Boa Vista, entre outros.

É possível consultar meu Score?

Sim! Além das empresas cadastradas, você será a segunda pessoa a ter acesso ao Score, isso poderá ser efetuado por meio do acesso aos órgãos de proteção ao crédito e é totalmente gratuita.

Anúncios


Como consultar

Essa é a melhor parte! Acesse ao site de um dos órgãos de proteção ao crédito; Serasa, SPC, Boa Vista ou qualquer outras.

Antes de acessar ao site vale ressaltar; tenha em mãos seus documentos pessoais como: RG/CNH, CPF, Endereço, telefone e e-mail. Feito isso, acesse a página principal do órgão de proteção e efetue um pré-cadastro.

Em seguida, após preencher o formulário de solicitação de cadastro, será enviado um código de acesso ao seu smartphone ou e-mail, acesso ao link (no e-mail) ou digite o código recebido em seu celular.

Por fim, seu cadastro estará ativo, nessa página você poderá verificar seu Score e poderá em tempo real saber como anda sua reputação diante das instituições financeiras.

Anúncios


Gostou do nosso conteúdo? Aproveite e compartilhe em suas redes sociais. Por fim, acesse ao site e consulte sua pontuação Score.

Artigos Relacionados

Em Alta

Aguarde…

0